Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Federal, no início da tarde desta segunda-feira (09), em Cariacica, acusado de envolvimento com o tráfico internacional de armas. De acordo com a polícia, foram encontrados com o suspeito partes de fuzis calibre 556 e 15 carregadores de munição. O material estava dentro de uma caixa de andador para idoso, que vinha dos Estados Unidos de avião.
Durante o flagrante, os policiais federais se depararam com diversos documentos de identidade e carteiras nacionais de habilitação adulteradas em posse do criminoso, inclusive diversos espelhos, que são documentos originais com os dados e imagem raspados.
Segundo a Polícia Federal, as investigações da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (Delepat) começaram há dois meses, a partir de denúncias que levaram os policiais até o momento do recebimento das peças de fuzis camufladas. De acordo com a PF, elas eram cuidadosamente anexadas às partes metálicas do andador, o que possivelmente impossibilitou sua identificação em aparelhos de raio-x.
Ainda segundo as investigações, a encomenda estava sendo transportada normalmente por uma empresa de transportes internacionais, sendo que o motorista responsável afirmou que aquela remessa não havia sido a primeira. A equipe de policiais federais acredita que pelo menos cinco remessas vieram ilegalmente dos Estados Unidos com partes de fuzis escondidas.
O acusado foi indiciado por uso de documentos falsos para fins de benefício previdenciário. Segundo a Polícia Federal, ele foi ouvido na Sede da PF no Espírito Santo, em Vila Velha, e será encaminhado ao sistema prisional.