Polícia

Gangue da Hilux: polícia procura por líder de organização criminosa no ES

Felipe é apontado pela investigação como responsável por treinar os membros da organização criminosa

Felipe da Vitória está sendo procurado pela polícia. Foto: Sesp/Divulgação
Felipe da Vitória está sendo procurado pela polícia. Foto: Sesp/Divulgação

Após a prisão de seis pessoas apontadas como membros da “Gangue da Hilux”, a Polícia Civil agora procura por Felipe da Vitória, de 29 anos, líder da organização criminosa especializada em furtos de veículos no Espírito Santo.

Felipe é apontado pela investigação como responsável por treinar os membros da organização criminosa, além de disponibilizar equipamentos para possibilitar os furtos das caminhonetes.

LEIA TAMBÉM:

>> Veja o momento em que idosa é atropelada na faixa de pedestres em Colatina

>> Mulher é encontrada morta seminua em lava a jato de Linhares

>> Diarista é agredida ao tentar salvar vizinha de estupro na Serra

De acordo com o delegado Luiz Gustavo Ximenes, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, os carros são enviados para receptadores de fora do Estado e até mesmo do país.

A gente vem investigando o Felipe da Vitória como líder dessa organização criminosa, ele fornece o equipamento, o treinamento. Posteriormente ele encaminha essa caminhonete para o receptador e essa caminhonete vai para fora do Estado ou também para o exterior, disse.

Perseguição de helicóptero e prisão de comparsa

A última prisão de um membro da Gangue da Hilux aconteceu na última quarta-feira (16), em Baixo Guandu, no Noroeste do Estado. O suspeito foi monitorado em uma caminhonete furtada.

Um cerco foi montado em torno do carro, o suspeito perdeu o controle do veículo e acabou batendo em uma árvore, momento em que foi detido.

Carro foi apreendido após a prisão – Reprodução/PCES

No mesmo dia, Felipe também chegou a ser abordado em uma operação da Polícia Civil, em Cariacica.

Um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer-ES), mas o suspeito conseguiu escapar.

“A gente tentou abordá-lo no município de Cariacica, porém o mesmo resistiu, desobedeceu a ordem de parada, e acabou se lançando na mata. Ele acabou capotando e se evadiu do local, acionamos a Polícia Militar, o Notaer, para que pudéssemos localizá-lo, mas não logramos êxito”, afirmou Ximenes.

Preso por tráfico de drogas

O delegado explicou ainda que Felipe já foi preso por tráfico de drogas em 2021, e era apontado como o braço direito de uma das lideranças do tráfico em Cariacica.

Ele chegou a usar tornozeleira eletrônica, mas retirou o dispositivo e foi até o Paraná para se especializar no furto de veículos.

“O Felipe é extremamente perigoso, vem afrontando as forças de segurança pública, então estamos fazendo todos os levantamentos para localizá-lo”, disse Ximenes.

Criminosos investigados desde 2024

A organização criminosa é investigada desde o ano passado e é apontada como responsável pelo furto de pelo menos 14 veículos.

A quadrilha é investigada por furtar, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, sete caminhonetes na Grande Vitória, sendo que cinco veículos foram recuperados. 

A polícia explicou que os criminosos usam aparelhos para destravar a caminhonete e bloquear o rastreador. Dessa forma, o criminoso entra e sai com o veículo como se fosse o dono.

Em fevereiro deste ano, um membro da quadrilha foi morto e outros três foram presos no dia 20 do mesmo mês.

*Com informações do repórter Caio Dias, da TV Vitória/Record