Polícia

“Gangue da Hilux”: suspeito é morto em confronto com a polícia no ES

Quadrilha que furta caminhonetes no ES foi alvo de operação nesta terça. Um suspeito foi morto, outro baleado e um terceiro preso

Foto: Reprodução/ Rede Social
Foto: Reprodução/ Rede Social

Uma operação da Polícia Civil terminou com um homem, de 32 anos, morto na BR-259, na localidade de João Neiva, na região Norte do Espírito Santo. Segundo informações da corporação, ele fazia parte da “Gangue da Hilux”, especializada no roubo de caminhonetes.

A operação, realizada na manhã desta terça-feira (11), deixou outro suspeito ferido no braço, que foi levado para o Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra.

Um terceiro envolvido foi detido e encaminhado para a Delegacia Especializada de Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).

Leia também:

> “Sextorsão”: suspeito de estuprar e chantagear a ex-namorada é preso

> Professor é internado na UTI após ser agredido por pai de aluno em escola da Serra

> Suspeitos são detidos após confusão com a Guarda de Vila Velha

Segundo informações da Polícia Civil, os três suspeitos, de 27, 29 e 32 anos, eram monitorados pela corporação. Eles foram abordados pela equipe durante uma movimentação na BR-259, no sentido Colatina.

No momento da abordagem, segundo a corporação, eles não obedeceram à ordem de parada e um deles fez menção de que atiraria na direção dos policiais.

“Para se defender da possível injusta agressão, um dos policiais efetuou um disparo, que atingiu o braço de um dos suspeitos e atingiu o rosto de outro”, diz a polícia em nota.

O suspeito atingido no rosto não resistiu e morreu no local. Já o homem de 27 anos foi socorrido e está internado no hospital da Serra e o de 29 anos foi encaminhado para a delegacia.

“O corpo do suspeito foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares”.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito de 29 anos foi autuado em flagrante por receptação, associação criminosa, adulteração veicular e resistência. Já o de 27 foi autuado em flagrante por associação criminosa, adulteração veicular e resistência.

Como a “Gangue da Hilux” agia?

Segundo a polícia, a “Gangue da Hilux” é especializada em furtar caminhonetes no Estado. A quadrilha é investigada por furtar, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, sete caminhonetes na Grande Vitória, sendo que cinco veículos foram recuperados. 

 A polícia explicou que os criminosos usam aparelhos para destravar a caminhonete e bloquear o rastreador. Dessa forma, o criminoso entra e sai com o veículo como se fosse o dono.

Suspeito foi preso na última semana

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu, na última quinta-feira (6), em Cariacica Sede, um homem de 24 anos suspeito de integrar a associação criminosa. É apontado como um dos responsáveis pelos furtos de dois veículos Toyota Hilux, ocorridos nos dias 5 e 6 de fevereiro.

“Ele teria praticado o crime ao lado de outro suspeito de 27 anos e de um terceiro envolvido, que ainda não foi identificado, utilizando um Toyota Etios”, diz a polícia.

Desde a última quarta-feira (05), equipes realizavam diligências contínuas, incluindo a análise de imagens de videomonitoramento, para identificar e localizar os envolvidos. O Etios utilizado nos furtos foi encontrado com um suspeito capturado.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória