Dois homens e uma mulher foram presos no domingo (10), após pularem a roleta e agredirem um motorista de ônibus, em Vila Velha. Essa atitude têm se tornado frequente, tendo pelo menos 100 mil pessoas fazendo isso todo mês, causando um prejuízo de mais de R$ 4 milhões por ano na Grande Vitória.
Os dados que são da GVbus, ainda apontam que as empresas de transporte público chegam a ter um rombo de R$ 375 mil por mês. A situação causa um prejuízo que é refletido para a população, com o aumento das passagens.
Buscando evitar esse tipo de situação indesejada, as empresas de ônibus estão investindo em algumas alternativas, como as roletas altas, conhecidas como ‘roletões’. Atualmente, o equipamento está presente em 360 ônibus do Sistema Transcol, circulando pela Grande Vitória. Este número deve aumentar nos próximos anos.
De acordo com o sindicato dos rodoviários, entre janeiro e setembro deste ano o número de assaltos a ônibus diminuiu 49% após instalação do ‘roletão’. Em comparação a 2017, a queda chega a 62%. Apesar disso, a ideia não inibe totalmente a ação dos criminosos. De janeiro a outubro foram registrados 16 assaltos a ônibus com ‘roletões’, o que representa 8% dos crimes em coletivos.