Em menos de três meses, sete pessoas foram sequestradas em Jardim da Penha, em Vitória, sendo o último crime registrado nesta quarta-feira (4). Para a Polícia Militar, uma quadrilha está agindo no bairro, que teve seu policiamento reforçado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em entrevista à reportagem da TV Vitória/Record TV, o major Isaac, da Polícia Militar, explicou que a inteligência da polícia identificou a quadrilha que pratica essas crimes na região. As mulheres são o alvo preferencial dos criminosos:
“Nosso trabalho de inteligência da 12º Cia Independente, da Polícia Civil e da Delegacia Patrimonial, identificou uma quadrilha que tem praticado esses crimes aqui na região. As vítimas são mulheres, eles só roubam mulheres, normalmente mulher que está entrando com o veículo na garagem ou saindo da garagem”, disse o major.
Ainda segundo o major, a escolha do bairro se deve ao fato de que em Jardim da Penha, grande parte dos prédios não possui porteiro, sendo assim, não teria uma pessoa para acionar o 190, nem testemunhar os crimes.
LEIA TAMBÉM: Jovem grávida e namorado são presos por homicídio em Linhares
De acordo com a Polícia Militar, no caso desta quarta-feira (4), o suspeito agiu por oportunidade, pois as características do crime não se encaixam em um padrão já conhecido pela polícia.
“Não preenche aquele perfil de situação e de vítima, que é a mulher entrando ou saindo com o automóvel de garagem. Não preenche esse perfil que se encontra nesse levantamento que fizemos na nossa inteligência, por isso, dizemos que foi por oportunidade”, afirmou.
Segurança reforçada e policiais disfarçados na região
Para garantir mais segurança aos moradores de Jardim da Penha, a PM intensificou o policiamento no bairro.
“Evoluímos bastante na identificação desses criminosos, colocamos também policiamento velado, que são policiais disfarçados e sem farda em Jardim da Penha. Com base nas fotos dos suspeitos, eles estão patrulhando o bairro e em breve, se Deus quiser, a gente vai conseguir fazer a prisão desses indivíduos”, apontou.
Major Isaac orienta como se proteger:
>> No momento em que for entrar na garagem e perceber qualquer situação suspeita, ligue para a Polícia Militar e para o 190, para que uma viatura seja enviada ao local para averiguar a situação.
>> Ao sair de casa, se possível, dê uma olhada da varanda. Geralmente são homens que cometem esses crimes. Caso visualize alguém suspeito com máscara de proteção e boné, que geralmente são usados para dificultar a identificação, acione a polícia.
* Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV