Uma cabeleireira foi vítima de um golpe por meio de um aplicativo de mensagens e teve o número do telefone celular utilizado por criminosos. O caso foi registrado na última segunda-feira (24).
Após conseguirem acessar o perfil da profissional por meio da ferramenta de recuperação de conta, os invasores se passaram pela vítima e enviaram mensagens pedindo dinheiro para os contatos da mulher.
No texto, o criminoso solicitou que uma amiga de Vera Cipriani, que trabalha como cabeleireira, fizesse a transferência de uma quantia em dinheiro, informando estar precisando do valor com urgência. Sem desconfiar de nada, a amiga acabou depositando R$ 1,5 mil, que foram parar direto na conta do invasor. Ela só foi conseguir o dinheiro de volta por meio de um estorno do banco.
Sequência de golpes
Após aplicar o golpe em Vera, os criminosos descobriram que a cabeleireira trabalha em frente a um consultório odontológico. Eles então acharam nos contatos de um grupo o número da dentista que trabalha no local. Utilizando o número da primeira vítima, os golpistas tentaram executar a mesma tática com a segunda profissional.
A dentista chegou a passar o código de verificação utilizado pelos golpistas para acessar a conta por meio da ferramenta de recuperação de senha, mas os criminosos não conseguiram invadir o perfil da vítima.
Orientações
Em entrevista à TV Vitória/Record TV, o especialista em crimes virtuais Eduardo Pinheiro orientou sobre a necessidade de vítimas como a Vera levarem o caso à polícia. Pinheiro também deu dicas para que o usuário não seja prejudicado.
Como os usuários podem se proteger de golpes realizados por meio de aplicativos de mensagem?
“Esses aplicativos de mensagens instantâneas são muito visados pelos golpistas devido à grande quantidade de informações pessoais que eles guardam, principalmente nas conversas. A boa notícia é que é possível detectar que o aplicativo foi clonado. Você pode observar movimentações estranhas que ocorrem, como por exemplo uma mensagem não lida que consta como lida e ligações recebidas do próprio número. Esses são bons indicativos de que está ocorrendo alguma coisa errada com o seu dispositivo”.
E quais são as ferramentas que os usuários têm à disposição para garantir essa proteção?
“A principal medida de segurança é habilitar a dupla verificação. Isso é fundamental, porque se você mesmo precisar instalar o aplicativo em um outro aparelho, ele vai solicitar esse código. Outra dica é verificar constantemente se há algum computador conectado ao aplicativo. É preciso também ter o costume de apagar as conversas, porque elas podem guardar muitas informações pessoais”.
* Com informações da repórter Nathália Munhão, da TV Vitória / Record TV