Polícia

Governo do Estado autoriza nomeação de 50 novos inspetores penitenciários

Servidores foram aprovados na 6ª e última turma do curso de formação e fazem parte do cadastro de reserva do último concurso público realizado pela Sejus

Nomeação dos novos servidores foi assinada nesta quinta-feira Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O sistema prisional do Espírito Santo passa a contar, a partir desta quinta-feira (19), com o reforço de mais 50 inspetores penitenciários. Em cerimônia realizada durante a tarde, no Palácio Anchieta, o governador Paulo Hartung assinou a nomeação dos novos servidores, que foram aprovados na 6ª e última turma do curso de formação de Inspetores Penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Os candidatos fazem parte do cadastro de reserva do último concurso público realizado pela secretaria. Conforme prevê o edital do certame, o concurso de 2012 abriu 500 vagas, além de cadastro de reserva, para Agente Penitenciário e Agente de Escolta e Vigilância. A seleção teve um total de 1.468 classificados, dos quais 697 já foram nomeados e encontram-se em plena atividade.

O edital de homologação do resultado final dos 245 candidatos aprovados e classificados no concurso público para os cargos de Agente e Escolta e Vigilância Penitenciária e Agente Penitenciário – com nova denominação de Inspetor Penitenciário – foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 9.

O secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes, garantiu que a nomeação dos outros 195 classificados ocorrerá ao longo dos próximos meses. “É uma satisfação muito grande para todos nós participar dessa nomeação. O governo do Estado já havia reforçado esse compromisso e vai continuar trabalhando com afinco pelos outros candidatos que aguardam nomeação”, explicou. 

Em sua fala, o governador Paulo Hartung destacou a importância da nomeação dos 50 novos inspetores penitenciários para o sistema prisional capixaba. “Especialistas apontam que a crise econômica que estamos vivenciando é a maior dos últimos 120 anos. Neste cenário, o ato de hoje é altamente significativo. Estamos a serviço da sociedade. Temos que largar o corporativismo e individualismo para atender à sociedade. Assino as nomeações e peço aos novos servidores que exerçam a função com qualidade em respeito aos cidadãos capixabas para avançarmos o sistema prisional”, disse.

Curso de formação

De acordo com a Sejus, todos os candidatos que participaram do curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada. Segundo a secretaria, todos eles receberão os certificados.

O curso de formação tem carga horária de 400 horas e a presença do aluno é obrigatória em horário integral. As aulas são realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Lei de Execução Penal; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; Sistema Penitenciário do Espírito Santo; Leis de Trânsito (Direção defensiva); Segurança Eletrônica; Táticas Defensivas; Técnicas de Revistas; Armamento e Tiro; Escolta Armada; entre outras.