Polícia

Governo vai comprar mais 2 mil câmeras para policiais penais no ES

Atualmente, são 70 câmeras para os servidores que atuam nas 37 unidades prisionais do Estado

Foto: Rodrigo Araújo/Governo ES

Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus) anunciou que vai comprar mais 2 mil câmeras para serem acopladas nos uniformes dos policiais penais que atuam em presídios no Estado. Além disso, os equipamentos serão mais modernos e com maior capacidade técnica.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Desde fevereiro de 2023, são 70 câmeras em servidores das 37 unidades prisionais do Estado. Agora, passada a fase de testes, a ideia é consolidar o funcionamento da nova modalidade de segurança.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, os equipamentos permitem mais transparência na ação policial.

“Avaliamos essa fase como muito positiva, já que a tecnologia legitima a ação policial e, consequentemente, favorece a redução de denúncias e reclamações sobre excessos cometidos. É uma ferramenta que veio para ficar e nossa meta é ampliar o uso com a aquisição de mais 2 mil novas câmeras corporais ainda neste ano. Buscamos uma solução ainda melhor que a atual, com melhor resolução de imagem e mais capacidade de armazenamento”, disse.

Segundo a Sejus, as câmeras corporais auxiliam na proteção e fortalecimento da prova, na redução do uso da força e, consequentemente, na redução de denúncias e reclamações sobre excessos cometidos pelo policial penal. 

As câmeras corporais utilizadas atualmente têm memória interna de 32 gigas e localização por GPS, resolução de imagem de 2.0 megapixels, sensor de gravidade 3D e autonomia de até 100 horas de gravação de vídeo e áudio.

LEIA TAMBÉM: Fim de semana chuvoso: ES recebe novos alertas de chuva e ventos intensos