A Grande Vitória registrou, em 2018, o menor número de homicídios dolosos dos últimos 22 anos. O dado foi apresentado durante a reunião de monitoramento de indicadores da Região Integrada de Segurança Pública Metropolitana (Risp 1), que engloba os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari.
Segundo dados do Observatório da Segurança Pública, ocorreram, até a última segunda-feira (17), 596 homicídios dolosos na região metropolitana. A redução dos crimes é de 23% em relação ao ano passado. O Estado, por sua vez, tem a menor taxa de homicídios dos últimos 29 anos: 28 crimes para cada grupo de 100 mil habitantes.
De janeiro a novembro, na região metropolitana, os roubos a pessoa em via pública apresentaram queda de 27% e os roubos em transporte coletivo caíram 36% em relação ao ano passado. Também houve retração, quanto ao mesmo período de 2017, dos roubos de veículos (29%) e em comércio (38%).
A quantidade de homicidas presos pelas polícias de janeiro a novembro deste ano no Espírito Santo é de 1.867 suspeitos. Além disso, foram apreendidas no Estado, também de janeiro a novembro de 2018, 2.712 armas de fogo.