Polícia

Grupo de aplicativo de mensagens ajuda população de Itapuã no combate ao crime

Depois de moradores e comerciantes reclamarem da falta de policiamento no bairro, a Polícia Militar criou um grupo para ter contato direto com a população

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os moradores e comerciantes do bairro Itapuã, em Vila Velha, estão mais aliviados. Após uma onda de assaltos e arrombamentos no bairro, a Polícia Militar criou um grupo em um aplicativo de mensagens para ter contato direto com a população. 

Já foram vários os relatos de crimes na região. A falta de policiamento no bairro era uma reclamação constantes da população local. Agora, a situação é bem diferente. Um grupo no aplicativo de mensagens Whatsapp foi criado para estabelecer um contato direto entre moradores, comerciantes e a polícia. 

O projeto deve ser estendido para outros bairros de Vila Velha. De acordo com a Capitã Samiramis, a comunicação entre a comunidade e a polícia é importante para ajudar no combate aos crimes. “A ideia do grupo é antecipar o trabalho da policia e conhecer as demandas da população. Quando acontecer algo, podemos acionar um viatura mais rápido”, explicou.

A ideia já trouxe bons resultados. Na semana passada, uma loja de conserto de celulares do bairro foi assaltada. Assim que aconteceu o crime, uma funcionária publicou um vídeo no grupo, mostrando o rosto do suspeito. Uma hora depois o homem foi preso. A policia descobriu que o suspeito era foragido da Justiça e tinha assaltado pelo menos, mais quatro comerciantes da região.

Com o projeto, a funcionária da loja assaltada se sente aliviada e consegue trabalhar em paz. “Com esse grupo de comerciantes, conseguimos ter contato com a polícia. Quando acontece alguma coisa, eles mandam uma viatura. Isso traz mas segurança para gente”, disse. 

*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV. 





Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.