Tio e sobrinho foram presos e uma adolescente de 17 anos foi apreendida em um posto de combustíveis em Carapina, na Serra. De acordo com a polícia, o grupo estava com um carro roubado e dentro dele havia cerca de 50 quilos de maconha.
A polícia informou que Antonio Lucas dos Santos, de 53 anos, e Jackson dos Santos Mathias, de 29 anos, atuavam juntos em um esquema de tráfico de drogas. A função deles, segundo a polícia, seria realizar o transporte de entorpecentes. Foi durante uma entrega os dois foram detidos.
“As investigações apontaram que a adolescente vinha de Linhares para a Serra com a quantia de R$ 5 mil para comprar parte dessa droga, aproximadamente cinco quilos”, contou o delegado Tarcísio Otoni Perúsia, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).
A dupla, na tentativa de despistar a polícia, embalou o material em sacos plásticos e misturou com pó de café. A adolescente levaria parte do material para o município de Linhares, no norte do Estado. De acordo com o delegado, o pagamento seria feito com o dinheiro que também foi encontrado com os homens. Havia cerca de R$ 5 mil no carro.
“Nós apuramos que parte da droga apreendida já tinha um destinatário certo. No caso essa adolescente. com relação ao resto da quantidade, os dois autuados informaram que ainda não tinham um comprador certo, que é uma terceira pessoa que será investigada, que iria fazer contatos por telefone posteriormente e indicar as pessoas que iriam adquirir o restante dos entorpecentes”, explicou do delegado adjunto da DFRV, Érico Magaravite.
Os suspeitos foram abordados pela polícia enquanto abastecia o carro. Os policiais verificaram que se travava de um veículo com indícios de adulteração. Ao fazerem a revista, encontraram a droga.
Antônio assumiu ser dono do veículo e afirmou que o recebeu em pagamento de outro trabalho que havia feito ao fornecedor da droga. Jackson, que em 2011 foi detido por tráfico de drogas, chegou a dizer que era o motorista. A apreensão, tanto pela quantidade, quanto pelo veículo adulterado utilizado no transporte, revela a dimensão de uma rede criminosa que atua em todo o Espírito Santo.
Tio e sobrinho foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Antônio responderá também pelo crime de receptação. No caso dele, as penas podem chegar a 33 anos. Jackson pode pegar até 29 anos de prisão, já a adolescente responderá em liberdade pelos atos inflacionais relacionados ao tráfico.
A DFRV vai prosseguir com as investigações relacionadas à circulação de veículos irregulares. No que diz respeito ao tráfico de drogas, será encaminhada uma cópia do procedimento à Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten).