Polícia

Helicópteros da PM reforçam o patrulhamento de rotina na Grande Vitória

Objetivo da corporação é coibir a criminalidade e reduzir o número de roubos e furtos nas regiões monitoradas. Primeira cidade a receber o projeto-piloto é Vitória

Helicópteros estão sendo utilizados no patrulhamento de rotina em Vitória há duas semanas Foto: TV Vitória

Há cerca de duas semanas, helicópteros da Polícia Militar, que antes eram utilizados quando acionados para alguma ocorrência, passaram a fazer parte do patrulhamento de rotina da Grande Vitória. O objetivo da corporação é coibir a criminalidade e reduzir o número de roubos e furtos nas regiões monitoradas.

O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar do Espírito Santo (Notaer) existe há 25 anos e essa é a primeira vez que seus helicópteros são usados para patrulhamento programados.

“O que nós pretendemos é fazer o cerco tático nas principais vias de determinados bairros com incidências criminais, como roubo e furto de veículo, crimes patrominiais contra comércio, residências e pessoas em vias públicas”, destacou o comandante do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitana (CPOM), coronel Ramalho.

A primeira cidade capixaba a receber o patrulhamento aéreo da PM é Vitória, onde, até agora, foram realizados quatro voos programados. No entanto, o projeto-piloto vai passar por avaliações e adequações e, se der certo, pode ser expandido para outros municípios.

Na capital, o patrulhamento aéreo abrange Jardim da Penha, Jardim Camburi, Mata da Praia, Goiabeiras e bairros próximos. A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV esteve em um sobrevoo nesta terça-feira e pôde flagrar o momento em que viaturas em terra abordavam um veiculo suspeito.

“As guarnições estão procedendo à abordagem em solo e a aeronave dá total apoio aéreo diante de qualquer fuga desses indivíduos a pé ou de carro. Em fração de milésimos de segundos, nós estamos em cima do infrator fazendo a detenção”, destacou Ramalho.

Criminalidade

A necessidade de reforço no combate à criminalidade na Grande Vitória pode ser vista por meio de números. Segundo a Polícia Militar, de janeiro a março deste ano quase 2,7 mil carros foram roubados na região metropolitana. 

Os assaltos e furtos em via pública também preocupam. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), foram mais de 5,5 mil registros, de janeiro até dez de maio, o que representa um aumento de 56% em relação ao ano passado.