Pais, professores e alunos da Creche Sinclair Philips, no bairro Caratoíra, em Vitória, pediram paz na manhã desta sexta-feira (13). O motivo foram as duas horas de pânico que viveram no final da tarde de quinta-feira (12), quando um homem armado invadiu o local enquanto fugia de policiais.
“Eu me deparei com um cara de paletó, de luva e com colete por baixo, descendo e entrando no beco. Quando ele desceu, três carros de polícia chegaram. Depois disso ele entrou na creche quando as crianças estavam saindo”, contou um morador.
A diretora da creche tentou impedir a entrada do suspeito. Ela contou que o homem chegou a dizer que só queria um copo d’água, mas quando viu a polícia, não teve jeito. “Eu tentei impedir aqui na entrada da escola mas, quando ele viu a polícia chegando no beco, entrou correndo. Os policiais foram atrás atirando. Foi uma coisa horrível”, disse Clovileia de Souza.
De acordo com pais e professores, um dos policiais, que entrou na creche procurando o suspeito, efetuou um disparo no corredor. Aproximadamente 150 crianças estavam no local e já deixavam as salas de aula para ir pra casa. Foram mais de duas horas de tensão até que a polícia conseguiu localizar o suspeito. “Nós ficamos presos dentro da sala junto com as crianças”, afirmou a diretora.
A Polícia Militar nega que tenham sido efetuados disparos de arma de fogo dentro da creche. O suspeito foi localizado em um terreno que fica nos fundos da creche. O homem foi identificado como André Alexandre Santos, de 25 anos. Com ele foi apreendida uma pistola calibre nove milímetros, um revólver calibre 38, e um colete à prova de balas.
Toda a confusão começou no Morro dos Alagoanos. Andre teria chegado ao bairro com duas armas e desejava acertar contas com um rival que teria atirado contra ele dias antes. Quando os moradores perceberam que havia pessoas armadas na rua, acionaram o Ciodes. Quando a polícia chegou, começou a correria. Um dos policiais atirou e acertou um jovem. Andre tentou fugir, subiu o morro e encontrou na creche um lugar pra se esconder.
O jovem ferido, de 19 anos, foi socorrido e levado para o Hospital São Lucas. Com ele os PMs apreenderam um revólver calibre 32. Já André foi levado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo a polícia, o colete e o revólver calibre 38 que estavam com ele foram roubados na última quarta-feira (11) de um segurança do Teatro Carmélia.
Ao todo três armas foram apreendidas e dois suspeitos foram detidos. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o estado de saúde do adolescente é estável. Já PM afirmou que está presente na região e que um represente do 1º Batalhão fará contato com a direção da creche.