O carro de um serralheiro que havia sido roubado há cerca de 10 dias foi recuperado após o suspeito anunciar a venda do veículo na internet. O homem por trás do anúncio acabou detido.
A vítima, Heleno Marinho, tem uma oficina no bairro Bela Vista, em Vitória. Desde o crime, o rapaz tem contado com o apoio de amigos para buscar peças necessárias para continuar o trabalho.
“Me viro com um me ajudando aqui, outro ali. Já tive que recusar serviços, porque não tinha como ir até o local”, disse.
O roubo aconteceu no dia 31 de julho, próximo ao Santuário de Santo Antônio, também na capital. A vítima havia acabado de sair de um velório na região e iria fazer uma entrega.
Polícia conseguiu recuperar o carro roubado
O veículo foi localizado nesta segunda-feira (9), depois que uma amiga da vítima viu um anúncio na internet. A mulher mostrou a foto para Heleno, que reconheceu o carro.
O rapaz procurou a Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos. Segundo ele, os policiais ligaram para o telefone que estava no anúncio e marcaram um encontro com o suspeito, em Cariacica.
A polícia conseguiu recuperar o carro e o homem que havia feito o anúncio e marcado o encontro com os policiais acabou detido.
Apesar do carro ter sido recuperado, o dono sentiu falta de algumas pessoas. Mesmo com o prejuízo, a vítima finalmente vai poder voltar ao trabalho.
De acordo com o chefe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Brenno Andrade, devido à facilidade para encontrar compradores, é comum criminosos anunciarem veículos e outros bens roubados ou furtados na internet.
“É um meio fácil dos criminosos se desfazerem rapidamente do bem. O alcance das plataformas é muito grande. Ele furta ou rouba, anuncia e se desfaz do bem para obter o dinheiro”, explicou.
Especialistas em Segurança Pública, alertam que as vítimas sempre devem registrar o boletim de ocorrência. A restrição de furto e roubo, emitida pela polícia, torna mais fácil localizar veículos levados por criminosos no trânsito.
“Quando o veículo trafegar pelas vias de Vitória, ele pode ser identificado pelo Cerco de Inteligência ou mesmo ser parado em uma blitz e ser recuperado.”
O delegado afirmou, ainda, que se tem criminosos anunciando veículos roubados ou furtados na internet, é porque tem gente que compra. Por isso, os interessados devem tomar cuidado para não acabarem cometendo o crime de receptação.
“Se o bem for produto de furto ou roubo, a pessoa pode responder pelo crime de receptação na compra desse bem”, finalizou.
A Polícia Civil informou que o suspeito detido foi ouvido e liberado, após o autoridade policial entender que não haviam elementos suficientes para lavrar auto de prisão em flagrante naquele momento.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos. Já o carro foi apreendido por meio de mandado de busca e apreensão.
*Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV.
LEIA TAMBÉM:
> VÍDEO | Restaurante na Praia do Canto é invadido pela 5º vez só neste ano
> Jovem é morto a tiros enquanto fritava peixe em Cariacica
> Caminhoneiro atira em motorista durante briga de trânsito na Serra