Um homem foi preso depois de arrombar o portão de uma casa no bairro da Glória, em Vila Velha, nesta segunda-feira (11). Uma mulher, que agiu com ele, conseguiu escapar com a bicicleta furtada e deixou o comparsa para trás.
Segundo o fotógrafo João Batista da Silva Rodrigues, a bicicleta era o principal meio de transporte dele. Ela tinha um baú para ajudar nas tarefas diárias. “Perdi minha bicicleta de trabalho, meu veículo de trabalho que eu uso para tudo, pra fazer tudo, perdi”, lamentou.
LEIA TAMBÉM: >> Suspeitos de roubarem depósito de bebida no interior do ES e deixarem prejuízo de R$ 75 mil são presos
A bicicleta estava estacionada no quintal da casa do fotógrafo. Por volta das 04h30, o irmão dele que mora no andar de cima da residência ouviu um barulho vindo do lado de fora. Da janela, ele viu a bicicleta ser levada pela suspeita.
“Meu irmão acordou e ouviu um barulho de um cadeado quebrando. Ele acordou e viu o meliante saindo com a minha bicicleta. Na verdade, a meliante, que era uma mulher e o outro dando cobertura”, contou.
A mulher conseguiu escapar na bicicleta, mas o homem ficou para trás e foi contido dentro do quintal pelo fotógrafo, com a ajuda do irmão e do cunhado. Segundo a vítima, a Polícia Militar foi acionada.
LEIA TAMBÉM: >> Adolescente relata estupro após baile clandestino em Cariacica e polícia investiga o caso
Enquanto eles aguardavam a chegada da guarnição, o homem saiu correndo, mas foi perseguido e alcançado. Para evitar que ele fugisse novamente, os três pegaram uma corda e amarraram o homem na grade do portão da residência.
“A gente estava conversando. Ele deu um pinote, no que ele deu um pinote, a gente correu atrás e segurou ele. Tivemos que amarrar ele na grade lá de casa, amarrar mesmo, amarrado com corda na grade lá de casa até os policiais chegarem”, disse.
O homem foi conduzido para a delegacia junto com as ferramentas usadas para arrombar o portão e com os pedaços de cadeados. Com ele, também havia uma mochila e dentro dela mais cadeados quebrados.
“Fora o meu cadeado, ainda tinha mais uns dois ou três dentro da bolsa que o policial falou. O policial verificou a bolsa dele e tinha lá, tinha um cachimbo também, deveriam estar fumando”, disse.
LEIA TAMBÉM: >> Mulher vai parar na delegacia após tentar levar drogas para o filho em presídio de Vila Velha
Buscas foram realizadas no local indicado pelo suspeito, mas a mulher e a bicicleta não foram localizadas. João afirma que a presença de usuários de drogas na região é frequente e como consequência ocorrem roubos e furtos.
“Nós estamos com muito morador de rua, de forma ilícita, no município de Vila Velha e nos bairros”, disse João.
LEIA TAMBÉM: >> Homem de 30 anos é morto a tiros em Vitória
Em nota, a Polícia Civil informou que o suspeito, de 27 anos, conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha, foi autuado em flagrante por furto qualificado com rompimento de obstáculo, com repouso noturno. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), o suspeito esteve preso entre junho de 2021 e abril de 2022, também por furto.
* Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV