
Um homem foi detido nesta sexta-feira (16), em Vila Velha, enquanto tentava extorquir um morador da Praia da Costa, se passando por funcionário da EDP Espírito Santo, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Estado. Para convencer a vítima, Mauro Merisio, de 52 anos, se apresentava com o uniforme e um carro branco, que tinha a plotagem da empresa.
Durante a ação, Mauro cobrou da vítima o valor de R$ 4 mil. No entanto, a vítima decidiu recorrer a um amigo. Rodolfo Laterza, presidente do Sindicato dos Delegados do Estado e também amigo da vítima, esteve na residência e fez fotos do medidor de energia, que estava com o lacre rompido.
No momento da abordagem, Laterza pediu apoio policial e o suspeito foi conduzido até a Delegacia Patrimonial. Apesar de estar a caminho da delegacia, Mauro não se intimidou e chegou a ameaçar a vítima.
O suspeito confirmou que não é funcionário da EDP e que já tinha passagens na polícia por extorsão. O carro usado para os golpes foi periciado e a própria empresa confirmou que Mauro não faz parte do quadro de funcionários.
Segundo a polícia, o histórico de Mauro na policia conta com passagens por extorsão e estelionato nos municípios de São Mateus, Linhares e Afonso Claudio. No total são oito registros, sendo o último um mandado de prisão expedido em 2014 e que estava em aberto. Além do cumprimento do mandado, o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão. A polícia ainda investiga se ele faz parte de uma organização que pode ser maior.