Um homem foi preso nesta sexta-feira (13) suspeito de enviar drogas pelos Correios para outros estados brasileiros. Segundo a Polícia Federal, que cumpriu o mandado de prisão, o suspeito, que não teve a identidade revelada, utilizava o serviço postal em Cariacica para enviar o material.
As investigações começaram no dia 11 de outubro deste ano, quando foi apreendida uma encomenda postada pelo investigado na agência dos Correios de Itacibá, em Cariacica, contendo maconha em seu interior.
De acordo com a PF, o investigado usou nome falso para postar a encomenda. No entanto, a partir da análise de vários dados e realização de exames periciais, foi possível rastrear e identificar sua verdadeira identidade.
A prisão do suspeito aconteceu durante a realização da Operação Rastreamento, que também cumpriu um mandado de busca e apreensão. A ação contou com a participação de quatro policiais federais.
O investigado responderá pelo crime previsto no artigo 33 c/c 40, V da Lei 11.343/2006, com penas que variam de cinco a 15 anos de reclusão, com aumento de um sexto a dois terços por se tratar de tráfico interestadual.
Lei 11.343/2006:
Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:
Pena – reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
Art. 40. As penas previstas nos arts. 33 a 37 desta Lei são aumentadas de um sexto a dois terços, se:
V – caracterizado o tráfico entre Estados da Federação ou entre estes e o Distrito Federal;