Um homem foi preso na tarde do último sábado (19), na zona rural de Muniz Freire. Junto com o suspeito, policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), apreenderam arma, munições, apetrechos de caça e encontraram pássaros silvestres mantidos irregularmente em cativeiro.
Os policiais chegaram até a localidade conhecida por Córrego Nazaré através de denúncias anônimas, que diziam que um homem de 48 anos, lavrador, estaria caçando na região com uso de arma de fogo.
Ao abordarem o suspeito, o mesmo apresentou aos policiais uma espingarda calibre 32 com registro que quando verificada a documentação, ficou constatado que estava vencida por mais de um ano. Os policiais encontraram também na propriedade três cães da raça beagle, animais muito utilizado para a prática de caça.
Durante uma vistoria mais detalhada, os policiais encontraram seis pássaros da fauna silvestre, sendo dois sabiás, um trinca-ferro, dois coleiros e um catatau que se encontra na lista de risco de extinção, além de vinte e oito cartuchos de diversos calibres, cinco frascos contendo chumbo, quatro frascos contendo pólvora, cento e cinquenta e uma espoletas, três soquetes para recarregar cartuchos, dois pios de caça, uma armadilha para captura de tatu, uma touca ninja e dois canhões, armadilha perigosa tanto para animais como para pessoas que transitam na mata.
O homem negou que estaria caçando e foi conduzido para a Unidade de Polícia Judiciária (UPJ) de Jerônimo Monteiro e apresentado ao delegado de plantão juntamente com a arma, munições e demais objetos.
Ao final da ocorrência, os pássaros foram levados para o viveiro da Polícia Militar Ambiental de onde seguiram para o escritório do Ibama em Cachoeiro de Itapemirim.