Polícia

Homem que fingia ser funcionário de banco para aplicar golpe no ES é preso

Vítima foi um servidor público de 62 anos, que recebeu uma ligação em que o falso atendente dizia que haviam sido feitas duas compras com seu cartão de crédito

Foto: TV Vitória
Servidor público recebeu uma ligação no celular e achou que fosse do banco

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante, na terça-feira (17), em Viana, após se passar por funcionário de um banco para tentar aplicar o golpe do cartão de crédito em um servidor público. Com o suspeito, os policiais encontraram maquininha de cartão, envelopes, celular e cartões.

A tentativa de golpe aconteceu contra um idoso de 62 anos, que atendeu uma ligação telefônica, acreditando ser do banco. Segundo ele, o número que apareceu na tela do celular é o mesmo escrito na parte de trás do cartão.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Por acreditar que estava falando com um atendente do banco, o servidor público passou o endereço para os dois se encontrarem.

“Ele disse que havia duas compras no Aeroporto de Guarulhos, na Latam, no valor de R$ 2.750, e outro de R$ 800 e poucos, também em Guarulhos. Ele disse que estava me ligando porque, como não é na área onde eu uso meu cartão, eles queriam se certificar se eu tinha realmente feito essa compra”.

A vítima contou que começou a desconfiar do suspeito quando quis falar com sua gerente bancária, mas o golpista não liberava a linha do telefone.

“Falei: ‘olha só, eu vou tentar falar com a minha gerente primeiro’. Foi quando eu percebi que ele não me dava tempo. Pensei: ‘é golpe'”.

O homem foi até uma área do Fórum de Viana, onde tinha marcado com o suposto funcionário do banco, e o encontrou aguardando o cartão.

“Ele iria com o envelope da perícia. E realmente eu constatei. Quando eu cheguei lá, ele estava com o envelope já aberto, para eu colocar o cartão. Mas aí na hora eu fiquei preocupado. Pensei: ‘não, eu tentei falar, mas não me dava oportunidade para conversar com o relacionamento da minha agência bancária’. Falei: ‘olha só, eu vou chamar a polícia. Não saia daqui’. Foi o momento em que ele fugiu”.

A vítima disse que a equipe de segurança do departamento público foi atrás do homem e acionou a polícia.

“Ele chegou a subir na moto, eu fui lá e tirei a chave da ignição. Aí ele correu numa direção, que eu acho que ele percebeu que vinha um ônibus. Aí ele adentrou no ônibus”.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi encontrado e detido dentro de uma loja de material de construção, no centro de Viana. Ele foi levado para a Delegacia Regional de Vila Velha e, na manhã desta quarta-feira, encaminhado ao Centro de Triagem de Viana. 

Com informações da repórter Larissa Barcelos, da TV Vitória/Record TV