Polícia

Iases ampliará para 98 o número de vagas em Unidade Socioeducativa de Cariacica

De acordo com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), as obras, que devem durar três meses, serão executadas a partir de agosto

Atualmente, o CSE tem capacidade para 70 socioeducandos Foto: Divulgação

Mais 28 vagas serão abertas no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, no município de Cariacica.

De acordo com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), as obras, que devem durar três meses, serão executadas a partir de agosto, por meio de parceria com o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

Atualmente, o CSE tem capacidade para 70 socioeducandos e, com as duas novas moradias, o número de vagas chegará a 98. Seguindo o modelo existente, cada moradia possuirá 14 alojamentos individuais, equipados com leito e banheiro, salas de apoio da segurança e de atendimento técnico, espaço de convivência e uma lavanderia residencial, onde os próprios adolescentes são responsáveis por lavarem suas roupas. O valor total da ação é de R$ 1,4 milhão e a ordem de serviço para início dos trabalhos deve ser dada nos próximos dias.

A diretora-presidente do Iases, Ana Petronetto, destacou que a intervenção representa o início de um cronograma de trabalhos que serão realizados pelo Instituto, no sentido de oferecer melhor atendimento ao adolescente em processo de ressocialização. “Esse trabalho faz parte do esforço do Iases para ampliar as vagas da Internação e no CSE serão novos 28 alojamentos divididos em duas moradias de 14 vagas. O Centro tem uma proposta pedagógica considerada modelo e é a que devemos seguir e implementar em nossas Unidades”, afirma. 

Segundo o diretor-técnico, Gustavo Badaró, o objetivo das obras é melhorar a qualidade de atendimento aos adolescentes. “Precisamos reverter o quadro atual em que há a promoção de maior demanda por vagas, e começando pela ampliação do CSE damos início a um processo de melhoria na qualidade do atendimento ao adolescente, de forma que seja possibilitada uma socioeducação mais efetiva”, explica.

O Centro Socioeducativo conta com 70 vagas em um modelo arquitetônico organizado em módulos progressivos e individuais de atendimento. A principal estratégia é a inclusão social do adolescente. 

O projeto do Centro Socioeducativo do Iases, desenvolvido desde a sua inicialização com a equipe técnica do Governo Federal e aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), já se definia tomando como base tais adequações, antes mesmo do Sinase ser aprovado em 2006, o que o tornou uma iniciativa pioneira e diferenciada.

Projeto Arquitetônico

São 41.464,96 m², com 6.009,29 m² de área construída e seis módulos de alojamento com capacidade máxima de acolhimento para 14 socioeducandos cada um. Um dos módulos é de convivência protetora para casos de conflito entre adolescentes. 

Sua estrutura física conta ainda com escola, auditório, biblioteca, refeitório, salas de informática, de oficinas profissionalizantes e de atendimento social, sala de atendimento médico, psíquico e jurídico, e espaços para convivência familiar e comunitária.