Um idoso de 72 anos foi preso suspeito de injúria racial dentro do Terminal de Campo Grande, em Cariacica. Coincidentemente, o caso acontece às vésperas do Dia da Consciência Negra.
A vítima foi a auxiliar de logística Isabela Severiano, de 18 anos, que declarou ter sido alvo de ofensas racistas enquanto aguardava um ônibus a caminho de uma entrevista de emprego.
LEIA TAMBÉM:
>Funcionário é preso com R$ 1,5 milhão de banco do ES ao tentar fugir para o Uruguai
>Preso morto ao sair de cadeia no ES era condenado por assassinato em Portugal
>VÍDEO | Universitária tem bicicleta furtada antes de usá-la pela primeira vez
Segundo o boletim de ocorrência, Isabela relatou que estava sentada em uma das plataformas quando o idoso se aproximou e pediu um lugar para sentar.
Outra jovem cedeu o lugar, e pouco depois, Isabela também se levantou para que uma idosa não precisasse esperar de pé.
Foi então que o idoso, incomodado, passou a ofendê-la. Segundo a jovem, ele utilizou termos como “fedorenta” e “crioula“.
“Ele ficou irritado quando eu cedi meu lugar para a senhora, que era negra, e começou a me insultar“, detalhou Isabel.
A jovem procurou um dos vigilantes do terminal e acionou a Polícia Militar. Quando os policiais chegaram, encontraram o idoso já contido pelos seguranças.
Suspeito e vítima foram encaminhados à Delegacia Regional de Cariacica, onde Isabela registrou a ocorrência.
Na delegacia, o idoso preferiu permanecer em silêncio. Já Isabela lamentou ter enfrentado um episódio de racismo, especialmente às vésperas do Dia da Consciência Negra. “É triste perceber que, em pleno século XXI, atitudes como essa ainda acontecem“, desabafou.
A Polícia Civil informou que o idoso, conduzido à Delegacia Regional de Cariacica, foi autuado em flagrante por injúria racial. Em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional.
*Com informações da repórter Ana Carolini Mota, da TV Vitória/Record