Polícia

Idoso é detido por suspeita de racismo contra professora em Vitória

O caso foi registrado dentro de uma agência bancária na orla de Camburi, em Jardim da Penha. O idoso também teria cometido gordofobia

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

As ofensas contra a professora ocorreram numa agência bancária na orla de Camburi

Um idoso, de 82 anos, foi detido por suspeita de cometer racismo contra uma professora, de 33 anos, dentro de uma agência bancária na orla de Camburi, no bairro Jardim da Penha, em Vitória. O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira (02). 

A situação ocorreu no momento em que a vítima, que também sofreu gordofobia, passava pela porta giratória de segurança do banco. Ela estava acompanhada do marido e da filha de 8 anos. 

Leia também: 

> Engenheiro é assassinado em Linhares e polícia investiga latrocínio

> ES recebe alertas de chuvas com previsão de queda de granizo

> Criminosos no ES usavam grupos de oração para abusar de adolescentes

Em entrevista ao Cidade Alerta, da TV Vitória/Record, a vítima, que preferiu não ser identificada, afirmou que o esposo estava aguardando atendimento e foi direcionado para um dos balcões da parte interna da agência. 

Os ataques começaram quando a professora se dirigiu para a porta giratória, para acompanhar o marido com a filha. 

“O senhor, que estava atrás de mim, falou: ‘Essa preta gorda não vai passar aí não (na porta giratória). Para passar aí tem que emagrecer”, descreve a professora. 

A vítima também contou que se assustou e pensou até mesmo que os ataques não eram dirigidos a ela. Após a situação, uma equipe da Polícia Militar foi acionada. 

“Me assustei, olhei para trás para ter certeza que ele estava falando comigo. E ele reafirmou que eu não iria passar. Me dirigi a ele e falei que o que ele estava fazendo era racismo, era crime e eu iria chamar a polícia”, narra. 

Após a situação, o aposentado chegou a deixar o banco e foi para outra instituição financeira localizada nas proximidades da região. Entretanto, foi detido por uma equipe da Polícia Militar. 

Ao ser questionado pelos policiais, o idoso afirmou que não se recordava do que havia falado para a mulher. Mesmo assim, ele foi levado para a Delegacia Regional de Vitória. 

Por meio de uma nota, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Regional de Vitória. “Somente após a conclusão das oitivas da ocorrência teremos informações sobre o procedimento que será adotado pelo delegado da Central de Teleflagrante”. 

*Com informações da repórter Larissa Barcelos, da TV Vitória/ Record