Um idoso foi feito refém durante um assalto a um ônibus do Sistema Transcol, na noite da última quarta-feira (31), no Centro de Vitória. De acordo com agentes da Guarda Municipal, o coletivo que faz a linha 509, havia saído do Terminal de Campo Grande, em Cariacica, e seguia para o Terminal de Carapina, na Serra.
O motorista e o cobrador do veículo contaram que a dupla entrou no ônibus ainda em Cariacica e os dois pularam a roleta. Um deles sentou atrás e o outro na frente. Quando o coletivo chegou na praça Getúlio Vargas, no Centro da Capital, eles anunciaram o assalto. Nesse momento, os passageiros aproveitaram que as portas do ônibus estavam abertas, porque estava parado no ponto, saíram correndo e acionaram a Guarda Municipal que estava logo atrás.
“Eu observei que o cobrador saiu correndo do coletivo, bem como o resto da população que estava lá dentro. O cobrador começou a gritar que era um assalto, e foi quando me deparei com a cena do indivíduo fazendo de refém um senhor de idade, aparentando ter entre 80 a 85 anos. Depois de ter cercado o ônibus, ele aceitou se render, jogou a arma pela janela e depois foi algemado”, contou o agente Zipinotti.
Ainda de acordo com o agente, este tipo de ocorrência tem sido frequente na região. “Infelizmente estamos com uma questão envolvendo a segurança pública. Percebemos que houve um aumento no número desse tipo de assalto a coletivos em que eles rendem praticamente todo mundo. É difícil a gente assumir um serviço e não ter nenhum tipo de ocorrência desse tipo”, afirmou o agente.
A arma encontrada com um dos suspeitos, que é menor de idade, foi uma garrucha calibre 32. Segundo o agente da guarda, as três munições foram achadas no bolso do jovem. Na Delegacia Regional de Vitória apenas o motorista e o cobrador estiveram presentes para o registro da ocorrência. O detido também foi encaminhado para a delegacia e ouvido pelo delegado. Ele será levado para uma unidade de atendimento socioeducativa. O outro suspeito ainda não foi identificado.