Uma igreja foi invadida duas vezes, em menos de 10 horas, no bairro Praia de Itaparica, em Vila Velha. Os suspeitos não se importaram com as câmeras de segurança e entraram o local durante o final de semana. Os furtos provocaram um prejuízo de cerca de R$ 3 mil.
A última invasão aconteceu na madrugada deste domingo (22). Uma câmera de vigilância flagrou o momento em que um dos suspeitos pula o muro, se pendura no ar condicionado e depois pula na área externa da igreja.
Esta invasão aconteceu menos de 10 horas depois de outra invasão ocorrida durante a tarde.
Desta vez, o suspeito estava sozinho e pulou o muro sem se importar com a cerca elétrica e com os cacos de vidro.
Já no terreno da igreja, ele é flagrado bem de perto tirando os fios do ar condicionado. Ele sobe em um bebedouro e faz “caras e bocas” na frente da câmera.
“Nós temos uma zeladora que faz a limpeza. Ela veio fazer a limpeza e foi embora. Ela não percebeu, na verdade, eles não tinham entrado ainda. Quando uma outra funcionária da empresa esteve aqui pra olhar alguma coisa, ela viu que tinha muita sujeira no chão e ela me ligou, ligou pra minha esposa e falou: ‘olha, entraram na igreja”, contou o pastor Cláudio Guimarães.
Além das câmeras de videomonitoramento, da cerca elétrica, dos cacos de vidros em cima dos muros, a igreja tem grades. No entanto, nada disso impediu a ação dos criminosos.
“O que mais me surpreendeu foi que na primeira entrada, que foi a tarde, quatro e pouca da tarde, sol ainda, que ele praticamente deu close pra câmera. A gente conseguiu olhar bem o rosto, foi dando foco”, disse o pastor.
Os suspeitos agiram com tempo e tranquilidade, tanto que entraram no local duas vezes. Eles furtaram uma câmera de segurança, fios e uma máquina do ar condicionado. Já as outras máquinas, que ficaram em uma parede, foram retiradas pelos responsáveis, para evitar novos prejuízos.
O pastor lamentou que tantas igrejas vêm sendo furtadas, não só na região, como em toda Grande Vitória.
“Tenho visto na televisão várias igrejas. A gente imagina que sejam usuários de drogas, pessoas que não se importam com nada. Você vê que é uma pessoa que deita em cima de um caco de vidro, corta uma cerca elétrica e passa por tudo isso para roubar cabo. É impressionante”, desabafou.
Um boletim de ocorrência foi registrado, mas os suspeitos não foram presos. A polícia pede que, qualquer informação, seja repassada no Disque Denúncia 181.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEO | Bandidos armados invadem famosa loja de celulares da Praia do Canto, em Vitória, e atiram
>> Creche é invadida e criminosos levam ar condicionado e fios de bomba de água na Serra
*Com informações da repórter Rafaela Freitas, da TV Vitória/Record TV