Comerciantes do bairro Itapuã, em Vila Velha, reclamam da insegurança e dos frequentes assaltos e arrombamentos na região. Somente nesta semana, três assaltos e um sequestro foram registrados no bairro.
A empresária Carmem Lucia Portes já foi vítima dos criminosos e teve um prejuízo de mais de R$ 10 mil. A lanchonete dela já foi assaltada duas vezes. O último arrombamento foi no início deste mês. “Quando a gente chegou de manhã, a porta estava arrombada, a gente entra com medo de ter alguém aqui ainda”, conta.
A população está se unindo contra os criminosos. O empresário Eduardo Santos sugeriu para que os moradores e comerciantes da região criassem um grupo nas redes sociais para se comunicarem em casos suspeitos. “Os grupos têm ajudado bastante. Os moradores enviam informações, vídeos e fotos dos suspeitos. Isso tem sido bastante importante para gente”, explica.
De acordo com os comerciantes do bairro, acontece pelo menos um assalto e arrombamento por semana. Os lojistas contam com a ajuda das câmeras da prefeitura para identificar suspeitos.
Só nesta semana, a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV já registrou três assaltos e um sequestro no bairro. Nesta quinta-feira (18), uma galeria foi invadida por criminosos. Segundo a polícia, um morador da região chegou a ser sequestrado pelos suspeitos.
De acordo com a proprietária de uma clínica que fica na galeria, os suspeitos arrombaram o estabelecimento dela e levaram diversos objetos do local. O morador, vítima do sequestro, conseguiu escapar e contou que foi agredido.
Na quarta-feira (17), suspeitos foram perseguidos pela Guarda Municipal de Vila Velha. Segundo os agentes, dois adolescentes, de 14 e 16 anos, assaltaram uma pedagoga no bairro enquanto ela pagava um lanche ao entregador. Na perseguição teve disparo de arma de fogo.
Os adolescentes também estavam envolvidos no assalto de um motel. A funcionário contou que um dos criminosos estava armado. Eles a ameaçaram e pediram os pertences pessoais.
Na última segunda-feira (15), um homem tentou invadir uma loja em uma avenida movimentada no bairro. Imagens das câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito tenta ‘pescar’ um produto pela vitrine. Segundo o proprietário do estabelecimento, o prejuízo passa de R$ 2 mil em cinco arrombamentos.
Para o presidente da Associação dos Moradores do bairro, Antônio Soares, nos últimos dois meses o número de crimes na região aumentou. “Pessoas de bicicleta, de moto, passam e quebram as portaria de condomínios, arrombam as lojas. Precisamos trabalhar em conjunto com moradores e sindicatos para ajudar a polícia”, ressalta.
Em nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que possui três câmeras de segurança no bairro de Itapuã e que adquiriu 39 novos equipamentos para reforçar a segurança na região. A Guarda Municipal realiza operações em locais e horários estratégicos para garantir a segurança.
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins.