Polícia

Insegurança nos coletivos: assaltos têm se tornado frequentes na Grande Vitória

Em algumas ações, os criminosos usam facas para ameaçar os passageiros

Foto: Reprodução TV Vitória

Assalto à passageiros do trasporte coletivo é um crime que está se tornando recorrente na Grande Vitória. Só nesta terça-feira (08), foram dois registros: um em Vila Velha e outro na capital. 

Por volta das 10h, um coletivo da linha 506 foi alvo dos criminosos. O ônibus passava pela avenida Maruípe, na altura do bairro Andorinhas, quando o suspeito anunciou o assalto. 

O que o rapaz não sabia é que, dentro do ônibus, havia um policial militar à paisana. O suspeito recebeu voz de prisão, mas conseguiu sair pela porta traseira do veículo e correr por ruas do bairro. O PM não conseguiu alcançá-lo, mas evitou que os passageiros fossem roubados.

Mais cedo, em outra ação, o cobrador e uma passageira de um ônibus municipal de Vila Velha, da linha 024, ficaram sob a mira de uma faca. O suspeito embarcou no bairro Ulisses Guimarães, pulou a roleta e logo anunciou o assalto

Após o crime, o homem tentou fugir. No entanto, a vítima saiu pela rua gritando que havia sido assaltada e moradores conseguiram deter o criminoso, que acabou sendo agredido. A Polícia Militar foi acionada e o conduziu o homem até a delegacia. Ele foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Viana.

Esses não foram os únicos registros de assaltos à coletivos. No último dia 03, outro passageiro foi ameaçado com uma faca durante um assalto em um ônibus da linha 593. O crime aconteceu próximo ao bairro Araçás, em Vila Velha. Um dos criminosos conseguiu fugir e o outro acabou detido pela Polícia Militar. 

No dia anterior, uma mulher se recusou a entregar o celular durante um assalto a um coletivo da linha 522, mas o criminoso colocou a mão dentro da bolsa dela e recolheu o aparelho. O comparsa rendeu um outro passageiro com uma faca e levou a mochila do rapaz.

Em 30 de agosto, um outro ônibus da linha 572 foi assaltado na altura do bairro Forte São João. Os criminosos também estavam armados com faca e recolheram os pertences de seis passageiros.

O titular da Delegacia Especializada de Crimes Contra os Transportes de Passageiros (DCCTP), Gabriel Monteiro, fez algumas recomendações para os passageiros. “A principal orientação é que não reaja a assaltos, evite falar ao celular, só quando for necessário e colocar amostra objetos que possam chamar a atenção dos criminosos”, explicou. 

*Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/ Record TV. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.