A Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) doou hortaliças e legumes à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), ao Orfanato Cristo Rei e ao Instituto Lar Família Feliz.
Os alimentos são cultivados por três internos, que fazem parte do projeto “Horta Solidária”. Há pouco mais de um ano, o grupo se dedica ao cultivo de alface, rúcula, mostarda, couve, cebolinha, chicória e batata doce. Tudo que é colhido no local é doado a instituições filantrópicas.
Os internos que trabalham na horta concluíram o curso de Horticultor, realizado na unidade, a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
De acordo com a lei, todos esses internos que trabalham na horta recebem o benefício de remição de um dia da pena a cada três dias trabalhados.
Segundo a direção da unidade, o projeto é importante para o processo de ressocialização dos internos. “Trabalhar ressocialização com solidariedade é proporcionar aos internos uma visão mais humana diante de seu retorno à sociedade”, comentou o diretor da unidade, Bruno Nienke Machado.