Uma bebê de um ano, irmã do menino Davy Luccas Cândido Rodrigues, de 3 anos, ser deixado morto em um pronto atendimento em Cariacica, recebeu alta do Hospital Infantil de Vitória na tarde desta quarta-feira (18).
A informação foi repassada pelo Conselho Tutelar, que informou que foi procurado por uma equipe do hospital horas após a menina ter sido levada à unidade por uma liderança comunitária do bairro Dom Bosco, onde a criança foi encontrada.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO | “Espero que não fique impune”, diz pai de menino deixado morto em PA
Irmã de menino deixado morto em PA é encontrada com sinais de violência
Bebê de 2 meses com sinais de abuso sexual morre no PA da Glória
“Eles fizeram contato conosco via e-mail dizendo que havia chegado uma criança que tinha sido encontrada em uma via pública e tinha sido levada até o hospital por uma liderança comunitária do bairro”, disse a conselheira tutelar Ellen Karla Peixoto.
A menina foi encontrada enquanto andava sozinha em um beco do bairro. A criança estava machucada e apresentava sinais de maus-tratos.
Segundo a conselheira, o hospital não informou o quadro clínico da bebê, mas confirmou que ela estava fora de risco.
O pai da criança, Rodrigo Rodrigues, foi informado pelo avô que a menina havia sido levada pelo hospital. A esposa dele é que foi acompanhar a bebê na unidade de saúde, uma vez que Rodrigo precisava resolver os trâmites para a liberação do corpo de Davy Luccas.
De acordo com a conselheira tutelar, a família nunca havia passado por nenhum tipo de acompanhamento, uma vez que não havia histórico ou denúncias de violência envolvendo a mãe, o padrasto ou as crianças.
“Nenhum histórico de agressão, nenhum histórico de busca social. É uma família que nunca foi acompanhada pelo Conselho, então não tínhamos ciência de uma iminência de perigo para que pudéssemos acompanhar essa família”, relatou.
Até o final da manhã, a menina não havia passado por exame de corpo de delito que apontasse a causa dos ferimentos.
De acordo com o relato de conhecidos da família, a mãe das crianças teria viajado para Rondônia e deixado os filhos com o companheiro. Ela não teria avisado ao pai biológico sobre a viagem. Até o momento, a mulher não foi ouvida.
Padrasto é preso
Na manhã desta quarta-feira (18), o padrasto das crianças foi preso. A polícia chegou ao suspeito após receber uma denúncia anônima. Ele foi encontrado na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha.
O homem de 28 anos foi identificado como o responsável por deixar Davy já sem vida no Pronto Atendimento de Alto Lage, em Cariacica, após análise das imagens e depoimento de familiares.
Após ser preso, ele foi encaminhado à delegacia para prestar depoimento. Ao delegado, disse que não matou o menino e alegou que o garoto teria sofrido uma convulsão. Ele foi transferido para o Centro de Triagem de Viana no início da noite desta quarta.
O padrasto relatou ainda aos policiais que, como o menino não melhorou e começou a não reagir, ficou desesperado e o levou ao Pronto Atendimento de Alto Lage.
O suspeito não justificou o motivo de ter abandonado a criança no pronto atendimento na tarde desta terça-feira (17). O caso segue em investigação.
*Com informações do repórter Vitor Zucolotti, da TV Vitória/Record