Está preso por sequestro, tortura e homicídio José Brito Reais Junior, conhecido como Berreu. Ele é irmão de Fernando Cabeção, ex-chefe do tráfico em Guaranhuns, em Vila Velha, e condenado por matar o juiz Alexandre Martins de Castro Filho, em 2003.
Berreu e mais três suspeitos se passaram por policiais civis e sequestraram jovens que eram de uma facção criminosa rival. Um deles foi executado, Matheus Silva de Andrade, que tinha 21 anos.
Leia também:
> Taxista desaparecido em Venda Nova é encontrado morto com tiro na nuca
> Briga de casal no Natal termina com homem esfaqueado em Viana
> Polícia investiga morte de ex-marido de mulher que fez bolo no RS; três pessoas morreram
Classificado pela polícia como de “extrema periculosidade”, Berreu se uniu com traficantes do bairro Santa Rita para retomar o controle do tráfico em Guaranhuns, que era chefiado pelo irmão. Fernando Cabeção foi morto em 2020 após sair da prisão.
O chamado “Bonde do Berreu” foi flagrado por câmeras de videomonitoramento. Os bandidos estavam encapuzados e vestindo roupas pretas. Eles sequestraram e torturaram três jovens na região do Vale Encantado.
Veja o vídeo do momento do sequestro:
De acordo com a polícia, um dos torturados conseguiu fugir e reconheceu o suspeito por uma falha de comunicação entre os torturadores. Quem explica é Cleudes Junior, delegado da Polícia Civil.
“No local da execução, talvez por um descuido, um dos autores chama o Berreu pelo nome. Nesse momento, ele retirou o capuz e a vítima conseguiu visualizar que faltavam dois dentes, o que permitiu com que a polícia o identificasse posteriormente”, contou.
Depois do crime, o carro usado para o sequestro foi queimado. Berreu foi preso no dia 4 de dezembro. Dois suspeitos ainda não foram identificados e o terceiro está foragido: Renan Vinícius de Jesus do Nascimento, que é primo de Berreu e sobrinho de Cabeção.
*Com informações de André Falcão, repórter da TV Vitória/Record.