Após restrição

Irregularidade em distribuidora: Serra lança aplicativo para denúncias

Desde dezembro, a Serra tem nova lei que restringe o horário de funcionamento das distribuidoras e proíbe consumo no local

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi

Agora, os moradores da Serra podem registrar denúncias contra distribuidoras de bebidas que descumprem a nova legislação da cidade, que entrou em vigor em dezembro por meio de um aplicativo.

A medida, segundo a prefeitura, visa aumentar a segurança e promover o bem-estar da população. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Colab, que recebe informações sobre irregularidades como:

  • Venda fora do horário permitido (7h às 23h);
  • Falta de licenciamento adequado;
  • Consumo de bebidas no local;
  • Obstrução de vias públicas ou calçadas;
  • Poluição sonora, com possibilidade de acionar o Disque-Silêncio.

Um diferencial do aplicativo é a possibilidade de denunciar de forma anônima, garantindo a segurança do cidadão.

“A participação da comunidade é fundamental para que as leis sejam respeitadas e o município continue sendo um lugar melhor para todos,” destaca Pedro Trindade, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra.

Lei restringe horário de funcionamento de distribuidoras

Vigente desde 18 de dezembro de 2024, a lei prevê penalidades para distribuidoras que não cumprem suas obrigações, incluindo advertências, multas de 300 a 600 UFIRs (cada UFIR equivale a R$ 100) e até fechamento do estabelecimento.

No último sábado (11), fiscalizações no bairro Vila Nova Colares resultaram no fechamento de cinco distribuidoras. Além disso, foram emitidas cinco notificações para adequações administrativas.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.