Um rapaz de 18 anos foi preso na noite da última quarta-feira (23) no bairro Vale Encantado, em Vila Velha, acusado de portar uma arma de uso restrito das Forças Armadas, com alto poder de fogo. Rafael Correa Souza nunca havia sido preso antes e foi detido com uma pistola nove milímetros e dois carregadores. Souza disse para a polícia que comprou a arma de um amigo.
“Eu conheci há uns tempos atrás e fizemos amizade e ele falou que tinha uma arma para vender e eu comprei dele. Eu comprei para defesa porque estava rolando muitas mortes no bairro”, diz o acusado.
De acordo com o acusado, o amigo cobrou R$ 4 mil pela arma. Quantia que Souza diz que nem chegou a pagar. “Ele se tornou uma pessoa de maior com mais experiência e pegou uma arma de um calibre restrito, muitas vezes usada para execução. Pela estrutura da casa que a gente pode ver, a arma é muito cara para ele poder comprar. Provavelmente foi cedido para ele em favor do tráfico”, diz o policial à frente da ocorrência, Capitão Cavati.
Segundo a Polícia Militar, durante um patrulhamento no bairro Vale Encantado, ao avistar os policiais, Souza tentou fugir e chegou a jogar a arma no quintal de uma casa.
Ainda de acordo com a PM, abordagens como estas vão ser feitas em regiões como a de Vale Encantado para tentar diminuir o número de homicídios e evitar que armas de calibre restrito fique em poder de criminosos.
“É uma arma que entrou pelas nossas fronteiras, mas nós não podemos ter o controle das fronteiras, mas nosso trabalho vai continuar. A arma apreendida é muito perfurante e pode atingir até duas pessoas”, completa Cavati.
A pistola encontrada com o suspeito é de uso restrito das Forças Armadas, com alto poder de destruição.