Polícia

Jovens, pretos e pardos: veja quem são as principais vítimas de homicídios no ES

Levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostra que 93% das vítimas eram do gênero masculino

Foto: Matheus Brum / TV Vitória
DHPP de Vitória: Espírito Santo teve 978 homicídios em 2023

O Espírito Santo registrou 978 assassinatos em 2023, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Deste total, 752, ou 80% das vítimas, eram pretas e pardas. 

Além disso, 93% das vítimas, ou 909 das pessoas assassinadas em todo o Espírito Santo, eram do gênero masculino. A maior parte das vítimas, 51%, tinha entre 15 e 29 anos. 

Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (2), em coletiva que contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB) e do secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Alexandre Ramalho. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o secretário, os números que envolvem pessoas pretas e pardas configuram um desafio para a sociedade brasileira como um todo, de enfrentar a desigualdade social no país. 

A maior parte dos homicídios ocorridos no Espírito Santo, 65%, como apontado pela Sesp, tem ligação com envolvimento com o tráfico de drogas e 79% dos crimes foram cometidos com armas de fogo. Além disso, 66% dos crimes tinham características de execução. 

“Lamentavelmente, 80% (vítimas) pretos e pardos. É um desafio para a sociedade brasileira como um todo enfrentar este problema, diminuir essa desigualdade social, oportunizar emprego e renda para estas pessoas, tirar do mundo crime”, disse. 

Em 52% dos casos, os crimes ocorreram na parte da noite, 53% aos finais de semana e 56% ocorreram em via pública. Em 19% dos casos, as vítimas tinham algum vínculo com o assassino, o chamado crime de proximidade. 

Os casos de homicídios de mulheres tiveram queda em relação a 2022, com 88 contra 96 no ano anterior. Os números de feminicídio, em que a vítima é morta especificamente por ser mulher, se mantiveram iguais nos dois anos: 35 ocorrências. 

Leia Também: Influenciador de 26 anos é encontrado enterrado em quintal e casal é preso