Polícia

Juiz libera armamento temporariamente à Guarda Municipal de Cachoeiro

O mesmo juiz determinou, em abril do ano passado, que as 33 armas fossem recolhidas após um pedido do Ministério Público do Espírito Santo, devido à falta do porte de arma dos agentes

Após decisão do juiz de Cachoeiro, Robson Louzada Lopes, a Guarda Civil Municipal receberá as armas temporariamente Foto: ​Divulgação/Prefeitura

O juiz de Cachoeiro Robson Louzada Lopes autorizou que as armas dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) sejam devolvidas à Secretária de Defesa Social. A GCM de Cachoeiro estava desarmada desde abril de 2016, após um pedido do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), devido à falta do porte de arma dos agentes.

A autorização se deu na tarde desta segunda-feira (6), em caráter extraordinário e temporariamente.

“De forma excepcional e extraordinária, diante das circunstâncias dos caos instaurado, defiro extraordinariamente o pedido realizado pelo prefeito e pelo secretário municipal de Defesa Social, determinando ao comandante do 9º Batalhão da PMES de Cachoeiro, que proceda a entrega das armas da Guarda Municipal imediatamente, autorizando neste momento a portar armas de forma excepcional e extraordinária até que a normalidade retorne ao município”, disse o juiz no despacho da decisão interlocutória.

Com isso, a Secretaria de Defesa Social de Cachoeiro vai apoiar a retomada do policiamento no município, disponibilizando viaturas da Guarda Civil Municipal para a atuação dos policiais militares. A reunião do prefeito Victor Coelho, com representantes da Polícia Militar no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), ocorreu durante a manhã. 

Além disso, ele e o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes, ressaltaram, ainda, que as câmeras de videomonitoramento da prefeitura flagraram arrombamentos no comércio e outros delitos nas ruas da cidade, e as imagens já estão disponíveis para a apuração dos crimes.