“A gente luta para pagar plano de saúde para os filhos e eles não têm o tratamento que deveriam ter”. Esse é o desabafo da dona de casa Penha Santuzzi e que é o mesmo de várias mães que procuraram o CONEXÃO JUSTIÇA.
Elas alegam que o plano de saúde descredenciou várias clínicas deixando apenas uma unidade que realiza a terapia ABA (Análise Comportamental Aplicada) na Serra/ES.
De acordo com as mães, os filhos autistas estão regredindo por não terem acesso ao tratamento da forma que deveriam, já que a clínica não dá conta de atender todo mundo.
O advogado Eduardo Fernandes explicou que quando uma pessoa contrata um plano de saúde há um contrato a ser respeitado e o consumidor não poder ser pego de surpresa com mudanças repentinas e não ter a opção para buscar outro local que realize de fato o tratamento.
“Especialmente nesse caso de pessoa autista, ela precisa de uma rotina, precisa de estabilidade, de confiança no profissional. Então essa clínica se mostra insuficiente e se ela é insuficiente ela praticamente não existe”, alertou o advogado
Em casos em que o tratamento é urgente e não havendo a possibilidade de atendimento na única clínica credenciada ao plano, o paciente pode realizar o tratamento em outra unidade e depois pedir o reembolso do valor que pagou ao plano de saúde, que deve ser feito em 30 dias.
Como pedir o reembolso dos valores pagos em clínica que não é conveniada ao plano? O plano de saúde pode oferecer apenas um local para determinado tratamento? O que fazer quando as reclamações não resolvem o problema? Que documentos são importantes para entrar na justiça e o que pedir na ação judicial?
Confira no vídeo abaixo a reportagem completa do CONEXÃO JUSTIÇA com todas essas respostas!
Resposta do plano de saúde
Por meio de nota, a Samp informou:
“A operadora de saúde informa que recentemente, em agosto, inaugurou um moderno Centro Integrado de Neurodesenvolvimento, em Laranjeiras, na Serra. O novo espaço conta com equipe multidisciplinar, formada por psicólogas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicopedagogos e psicomotricistas.
Tudo organizado para proporcionar tratamento seguro e de qualidade às crianças e adolescentes autistas e suas famílias. Dessa forma, os beneficiários passaram a ser atendidos na nova clínica, que fica na mesma cidade da que foi descredenciada.
O Centro Integrado de Neurodesenvolvimento de Laranjeiras tem capacidade para atender 150 crianças neurodivergentes. Outros dois Centros Integrados de Neurodesenvolvimento já foram inaugurados em Cariacica e em Cachoeiro de Itapemirim.
Há o planejamento para a inauguração de uma nova clínica também no norte do Estado. Com as novas clinicas, o atendimento está adequado à demanda”.
CONEXÃO JUSTIÇA
O Conexão Justiça é um projeto idealizado e apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada. Além da publicação na coluna do site Folha Vitória ES, repercussão na rádio Jovem Pan News Vitória (FM 90,5/quarta-feira, 11h30), as matérias vão ao ar na TV Vitória toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES (18h) com reprise na quinta no ES no Ar (06h30).
As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.
Para participar basta enviar mensagem de texto para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099 (apenas mensagens de texto. Não recebe ligações e nem áudios), para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica e @marcelle_altoe.