Andreia caiu em um buraco na rua, quebrou a tíbia e o tornozelo. Não pode colocar o pé no chão por 90 dias | Foto: Reprodução/Acervo Pessoal
Andreia caiu em um buraco na rua, quebrou a tíbia e o tornozelo. Não pode colocar o pé no chão por 90 dias | Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

Foi durante uma caminhada, que Andreia Salustiano Castilho enfiou o pé em um buraco, na Rodovia Serafim Derenzi, em Vitória/ES, caiu em uma valeta e fraturou a canela.

“Eu quebrei a tíbia e o tornozelo. Fiquei 23 dias no hospital e saí de lá com 19 pontos, platina e vários parafusos. Durante 90 dias não posso colocar o pé no chão. Estou vivendo de doações porque não consigo trabalhar e era eu quem sustentava minha família”, contou a mulher, que atualmente está desempregada.

Diferente do que muitos pensam, acidentes assim podem gerar indenização. O poder público tem o dever de manter a segurança das vias públicas e quando não cumpre esse papel passa a ter responsabilidade por danos que aconteçam ali.

Além de se preocupar em socorrer a vítima, é importante coletar algumas provas para mostrar o local onde tudo aconteceu.

“Filmagem, testemunha, o máximo de provas que não deixe dúvidas onde o acidente aconteceu! A maioria das pessoas anda com celular que dá pra gravar vídeos e fazer fotos. As imagens de câmeras de vigilância também ajudam muito, além, é claro, de testemunhas que viram o que aconteceu”, destacou o advogado Leandro Maia.

Qual o prazo para acionar a justiça? Quais os tipos de indenização a pessoa pode receber? Precisa registrar boletim de ocorrência? E nos acidentes em calçadas, o proprietário pode ser condenado também?

Confira no vídeo abaixo a reportagem completa do CONEXÃO JUSTIÇA com todas essas respostas!

Resposta da prefeitura de Vitória

Por meio de nota, a prefeitura de Vitória explicou que:

A Secretaria de Assistência Social (Semas) informa que a munícipe é beneficiária do Programa Bolsa Família e que a família é atendida pelo Programa VIX Mais Cidadania, desde julho de 2023. O último atendimento registrado pela Assistência Social foi em abril deste ano, para atualizar o CAD dela. A equipe do CRAS fez uma visita domiciliar hoje (16), para acompanhamento.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que a paciente deu entrada no PA São Pedro, onde recebeu toda assistência médica. Foi atendida, medicada, realizou exames e foi encaminhada ao Hospital Estadual São Lucas, referência em traumas.

A Central de Serviços enviou esta semana equipes de manutenção ao local para realizar uma intervenção (fotos em anexo). Destaca, no entanto, que existe uma ciclovia no ponto indicado, não havendo possibilidade de construção de calçada no local por se tratar de terreno particular. Por isso, a orientação é que os pedestres usem a calçada do outro lado da via. A Central ainda reforça que qualquer pedido de manutenção viária na cidade pode ser feito pelo Fala Vitória 156.

CONEXÃO JUSTIÇA

O Conexão Justiça é um projeto idealizado e apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada. Além da publicação na coluna do site Folha Vitória ES, repercussão na rádio Jovem Pan News Vitória (FM 90,5/quarta-feira, 11h30), as matérias vão ao ar na TV Vitória toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES (18h) com reprise na quinta no ES no Ar (06h30).

As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.

Para participar basta enviar mensagem de texto para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica e @marcelle_altoe.

Marcelle Altoé
Formada em Jornalismo pela UFES e em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Vitória, possui títulos de pós em Direito Civil/Processo Civil e em Ciências Penais