Polícia

Liderança do tráfico da Grande Vitória é preso em operação realizada em 37 municípios do ES

Com base nos dados da PM, de janeiro até o início de maio, 573 suspeitos de homicídios já foram detidos em todo o Estado

Foto: Reprodução TV Vitória

Na manhã desta segunda-feira (11), a Polícia Militar realizou uma operação em 37 municípios do Estado. A operação Sentinela teve como objetivo cumprir 66 mandados de busca e apreensão. Alguns criminosos considerados perigosos foram detidos.

O trabalho realizado pela PM contou com apoio do setor de inteligência para identificar os esconderijos de suspeitos. A maior das detenções aconteceu na região da Grande Vitória. 

Para o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Alexandre Ofranti Ramalho, com as operações realizadas nos últimos dias, a polícia está conseguindo cercar os criminosos e prender muitos chefes do tráfico de drogas. “O foco da polícia é na segurança da comunidade. O trabalho consiste em prender traficantes, chefe de operações criminosas e suspeitos de homicídio”, explica. 

Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar no Espírito Santo, Coronel Douglas Caus, as operações que estão sendo realizadas nas últimas semanas estão ligadas. “As operações estão ligadas uma na outra, no combate ao crime no Estado. A operação ocorre de sul à norte e deve continuar nos próximos dias, para diminuir a criminalidade no Espírito Santo e trazer tranquilidade para a população”, disse. 

Neste domingo (10), mais uma liderança do tráfico de drogas da Grande Vitória foi detida no Bairro Consolação. Alan Rosário Oliveira tinha quatro mandados de prisão em aberto, todos por homicídio. Com ele, a polícia ainda apreendeu uma pistola de uso exclusivo das forças armadas. 

De acordo a polícia, Alan teria participação em um triplo assassinato que ocorreu na região do Morro do Moscoso, no início de 2019, além da morte de dois irmãos no Morro da Piedade, em Vitória.

Na Operação Trabalhador, que aconteceu no início do mês de Maio, Jonh Lenon Santos, de 29 anos e Kleber de Oliveira Júnior, o Oswaldinho de 30 anos, foram detidos. Os dois são criminosos perigosos e já estavam há algum tempo sendo procurados pela polícia. 

De acordo com os militares, os dois atuavam juntos cometendo diversos crimes na Grande Vitoria. Eles seriam os responsáveis pelo tráfico no Complexo da Penha e disputavam, com outros grupos, o comando do tráfico de drogas da Ilha do Príncipe. 

Com base nos dados da PM, de janeiro até o início de maio, 573 suspeitos de homicídios já foram detidos em todo o Estado. Com essas prisões, a polícia acredita que possa haver uma redução na criminalidade e no número de homicídios no Espirito Santo. 

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.