Uma mulher, de 31 anos, foi presa em flagrante na manhã de quinta-feira (10) após deixar o próprio filho, de 1 ano e 6 meses, sozinho em casa, no bairro Vista Dourada, em Cariacica. A criança foi encontrada por vizinhos andando pela rua e, segundo testemunhas, não é a primeira vez que a mãe a abandona.
A Polícia Militar foi acionada após moradores se depararem com a criança desprotegida e sozinha na via.
Criança dentro de casa: tia alega ter feito alerta
Uma familiar da suspeita, tia da mulher, relatou à equipe de reportagem do Folha Vitória que já havia alertado a mãe horas antes do ocorrido.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO | Jovem é morto a tiros em distribuidora de bebidas em Ecoporanga
- Jovem é presa ao tentar invadir escola para matar coordenadora em Vila Velha
- Morador em situação de rua é espancado por seis pessoas em Vila Velha
“Antes dele ser encontrado na rua, às 6h, ela tinha jogado ele ali no quintal. Eu liguei para a filha dela, falei que era para vir, que a gente ia levar ela no hospital. Depois, ela chegou. Eu levei o neném, conversei com ela. Achei que ela ia ficar em casa. Só que ela fez ele dormir e saiu”, contou a tia da mulher.
Segundo a parente, a mãe já havia deixado a criança sozinha no dia anterior. Preocupada, a tia chegou a dar banho e alimentação para a criança. Durante a conversa com a mulher, ela afirmou que já cuida dos três filhos mais velhos da suspeita e pediu que ela, ao menos, cuidasse do mais novo.
Usuária de drogas e com histórico de abandono
Familiares informaram que a mulher é usuária de drogas e tem cinco filhos no total, todos menores de idade. A filha mais velha, de 16 anos, já não mora com a família. Os outros três filhos, de 13, 10 e 6 anos, estão sob os cuidados da tia desde que a mãe perdeu a guarda.
Agora, ela também deseja ficar com a criança.
“Eu espero conseguir pegar ele também. Cuidar dele com todo amor e carinho, como cuido dos irmãos”, declarou.
Conselho Tutelar acompanha o caso desde 2019
O Conselho Tutelar de Cariacica informou que acompanha a família desde 2019. No momento, a criança está em acolhimento institucional, já que nenhum parente foi oficialmente designado para assumir sua guarda até o momento.
O pai da criança foi localizado e já esteve no Conselho Tutelar. Ele foi encaminhado para a Vara da Infância e Juventude, onde o processo de guarda segue em andamento.
A Polícia Civil informou que a mulher foi autuada em flagrante por abandono de incapaz e encaminhada ao Centro de Triagem de Viana, onde deve passar por audiência de custódia.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record