Polícia

Mais de 1,6 mil presos no Espírito Santo poderão passar o Natal em casa

A informação é da Secretaria de Estado da Justiça. Quem for beneficiado poderá ficar sete dias em casa, mas não poderá frequentar bares, bailes e festas, entre outras restrições

Detentos poderão ficar sete dias longe da prisão neste Natal Foto: Divulgação

Cerca de 1,6 mil detentos no Espírito Santo terão direito a sair da cadeia para passar o Natal com a família. A informação é da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

De acordo com a secretaria, os 1.608 internos do Estado que cumprem pena em regime semiaberto e, por determinação da Justiça, têm direito ao benefício da saída temporária, ficarão sete dias em casa.

O benefício está previsto na Lei de Execução Penal e pode ser concedido a todos os presos que tenham bom comportamento e que esteja próximo de cumprir sua pena. De acordo com a Sejus, as saídas têm como objetivo preparar o preso para o retorno ao convívio em sociedade.

Os detentos beneficiados terão de voltar para o presídio no dia e horário combinados, além de não cometer nenhum ato ilícito, não frequentar locais como bares, bailes e festas, e permanecer em casa durante a noite.

Segundo a Secretaria de Justiça, no Natal de 2013 o índice de retorno foi de 96,4%. Dos 1.735 internos saíram da prisão, 64 não retornaram e se tornaram foragidos da Justiça. 

Caso algum desses foragidos seja recapturado, ele pode perder o direito à progressão de regime, voltando a cumprir pena em regime fechado.