Mais de 100 toneladas de excesso de peso em mercadorias transportadas na BR 101 foram tiradas de circulação, entre a noite de quinta-feira (06) e a madrugada desta sexta-feira (07). A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aconteceu em trechos da rodovia na Serra e em Guarapari.
Somente na operação realizada no posto da PRF na Serra, foram realizadas 39 autuações por excesso de peso e retiradas de circulação 112 toneladas de excesso. Uma das carretas abordadas, segundo a PRF, transportava pedras com peso total de 101 toneladas, sendo 41 toneladas acima do permitido.
Já uma outra carreta transportava chapas de granito cobertas com lona, para burlar a fiscalização, e estava com 17 toneladas de excesso. No local, também foram constatadas pedras sendo transportadas soltas.
Em Guarapari, a PRF autuou transportadores de resíduos de eucalipto, principalmente por circularem com dimensões excedentes, e também uma carreta com dois blocos de granito com a amarração solta e com fortes indícios de excesso de peso. A PRF explica que o peso ainda não pôde ser aferido porque o motorista foi conduzido para a delegacia, já que havia contra ele um mandado de prisão em aberto por roubo majorado.
De acordo com a PRF, conforme cada caso, motoristas, transportadores e embarcadores foram autuados e responsabilizados criminalmente. Já os veículos foram retidos para regularização.