A Polícia Militar recuperou mais de 130 veículos roubados ou furtados durante ações em municípios do sul do Espírito Santo de atendimento da unidade. O balanço foi divulgado na tarde desta quarta-feira (6) pelo 9º Batalhão. Cerca de 70% desse número foi recuperado somente em Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Vargem Alta.
De acordo com a PM, o número de recuperações é bastante expressivo, e corresponde a uma média de um veículo recuperado por dia durante o primeiro semestre. O comandante do 9º Batalhão, tenente coronel Alessandro Marin, ressaltou que com essas ações, impede que os veículos abasteçam o comércio ilegal de peças em comércios da cidade.
“O número de apreensões desses veículos é superior ao número de veículos roubados na região. Em Cachoeiro são apreendidos também alguns veículos roubados em outros municípios. E a marca da redução dos índices de roubo e furto de veículo na região representam 30% a menos que no mesmo período do ano anterior”, explica.
Ainda, segundo o comandante esse resultado é fruto de um conjunto de fatores. “As diversas operações policiais, que estão sendo realizadas diariamente nos municípios pela PM, como operação Cavalo de Aço, Cerco Tático, abordagem a táxis e coletivos, resultaram em cerca de 14.100 operações realizadas nesse semestre, com aproximadamente 70 ações policiais todos os dias na região, bem como as diligências e engajamento dos policiais após os casos registrados”, comenta Marin.
Para o tenente coronel, o número de furtos e roubos de veículos na região também é alto. “Claro que não podemos ficar satisfeitos com a quantidade de veículos recuperados, pois traduzem que essa modalidade criminosa é bastante praticada na região. Porém, o índice de recuperação desses bens é um dos mais altos do sul do Estado. Normalmente, recuperamos os veículos em situação de abandono pelos criminosos o que dificulta a responsabilização, mas nesse semestre já foram seis pessoas detidas na posse desses veículos roubados, o que possibilita um trabalho de identificação de outros cúmplices no decorrer das investigações,” completa.