Polícia

Mais de 1,5 mil homicídios são registrados no Espírito Santo

O mapa da violência apontou que o Estado está entre um dos cinco com maior aumento no número de resolução de crimes no país. Em 2013, 40% dos casos foram resolvidos

Mais de 500 casos de homicídio foram resolvidos Foto: TV Vitória

Dados divulgados nesta terça-feira (27), durante o primeiro diálogo regional sobre segurança cidadã, apontam que 1.565 homicídios foram registrados em 2013 no Espírito Santo. Ainda segundo os dados, 1.582 pessoas foram presas por assassinatos em solo capixaba. Na Polícia Civil, 1.374 inquéritos foram abertos para apurar as mortes, mas apenas 546 foram resolvidos, uma média de 40%.  

Os números foram debatidos durante o evento, que reuniu autoridades relacionadas à Segurança Pública no país. De acordo com o Ministério da Justiça, a média nacional de homicídios solucionados no país é de apenas 8%. O mapa da violência divulgado nesta semana apontou também que o Estado está entre os cinco do Brasil onde houve um aumento no número de resolução de crimes.

Segundo o secretário estadual de ações estratégicas, Álvaro Duboc, apesar do índice de resolução não ser o ideal, serve de exemplo para todo o país. “É claro que nós queremos esclarecer todos os homicídios, e estamos buscando isso, mas o que nós precisamos destacar é que o resultado do programa Estado Presente. Hoje já apresenta uma redução da impunidade”, afirma o secretário.

Outro tema debatido foi a importância do planejamento da avaliação de políticas de segurança para a diminuição da criminalidade. “Independente de quem ganhe as eleições no próximo governo, a segurança não pode deixar de ter foco e de ter esta prioridade. Se a gente não ficar cotidianamente em alerta e focado em integrar esforços, o crime volta a tomar conta”, aponta o vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sergio de Lima.

Crimes

Só nessa semana diversos homicídios foram registrados no Estado. Na tarde do último sábado (24), Débora Santos Rocha, de 24 anos, foi morta a tiros dentro do provador de uma loja em Guarapari. De acordo com informações da polícia, ela entrou na loja e se escondeu para fugir do atirador. Em seguida, o suspeito entrou no estabelecimento, encontrou a jovem e efetuou 12 disparos.

Em Cariacica, um homem foi preso suspeito de esfaquear o filho, de 14 anos, na noite do último domingo (25), no bairro Flexal. Segundo informações da polícia, o suspeito, identificado como Fernando Pereira Riva, de 33 anos, tem passagens pela Justiça por homicídio e por tentativa de homicídio.