Mais de 20 animais silvestres mantidos em cativeiro sem autorização nos municípios de Bom Jesus do Norte e Apiacá foram resgatados por equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Polícia Militar Ambiental durante uma ação de fiscalização.
Durante a inspeção de seis locais denunciados, as equipes de fiscalização encontraram 24 aves, incluindo coleiros, trinca-ferro, sanhaço, sabiá e galinho-da-serra, além de dois jabutis.
LEIA TAMBÉM:
>> Motorista e dono de caminhão são condenados por mortes de dançarinos em acidente
>> Servidor é indiciado por acidente fatal com idosos em Aracruz
>> Enfermeiro é preso suspeito de tentar furtar R$ 12 mil em remédios
Os agentes também apreenderam gaiolas e alçapões utilizados na captura e manutenção desses animais, evidenciando práticas de captura e cativeiro ilegal.
O coordenador de fauna do Iema, Cosme Carvalho, explicou que a operação faz parte de uma série de fiscalizações e pretende intensificar o combate à captura e ao comércio ilegal de fauna silvestre.
“Voltaremos mais vezes para reforçar nosso compromisso com a preservação ambiental e para sensibilizar a população sobre a importância de proteger a fauna capixaba“, declarou Carvalho.
Na fiscalização, os agentes orientaram os responsáveis pelos cativeiros e os cidadãos presentes sobre o processo de regularização para manter legalmente animais silvestres.
Denúncias podem ser formalizadas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital, diretamente no site do Instituto, na seção “Denúncias”. Também é possível acompanhar o andamento das denúncias pelo mesmo canal.