A Policia Civil realizou uma operação na Grande Vitória e recuperou mais de 300 celulares roubados ou furtados. A ação ocorreu durante dois dias e foi articulada pela Superintendência de Polícia Regional Metropolitana.
A operação mobilizou cinco delegacias regionais da Grande Vitória: Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari, além da própria capital. Mais do que um prejuízo para quem se aproveita desse tipo de crime, uma ótima notícia para quem foi vítima dele, que podem receber o aparelho de volta.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Essa foi a segunda fase da operação Sinal, cujo objetivo é impedir que celulares roubados ou furtados sejam receptados e voltem a circular normalmente. Nesta fase, foram recuperados pelo menos 283 aparelhos a mais que na primeira.
A maior parte deles, foram recuperados em Vila Velha e Guarapari, onde foi identificado um esquema envolvendo comerciantes e técnicos de informática especialistas no desbloqueio de aparelhos. Os celulares que eles não conseguiam desbloquear também não eram descartados
Ao todo, 20 pessoas precisaram prestar esclarecimentos à polícia. Elas responderão a inquéritos por crimes relacionados a receptação de produtos roubados. Nem todos eram comerciantes. Alguns tinham comprado aparelhos acreditando que fossem produtos usados, sem saberem que, na verdade, tinha sido roubados. Ainda assim, precisarão responder por receptação culposa.
Até o momento, ninguém foi preso. Agora, as atenções da polícia se voltam para a identificação dos verdadeiros donos dos celulares. Quem não registrou um boletim na época do crime, ainda pode ter o celular de volta. Isso porque ainda dá para fazer a ocorrência. Basta ter um documento que comprove a posse do celular.
Além do registro na Polícia Civil, há outros procedimentos que podem ajudar as vítimas. A polícia garante que ações como essa serão cada vez mais constantes.
*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record TV