Projeto Recupera

Mais de 380 celulares são recuperados no ES em cinco meses

Em 5 meses, o Projeto Recupera ajudou a reaver 386 celulares no ES. Saiba como funciona e como recuperar um aparelho

Projeto Recupera recupera 368 celulares
Projeto Recupera conseguiu reaver 368 celulares Reprodução/Pixabay

O “Projeto Recupera” , da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), e a Polícia Civil conseguiram reaver 386 celulares roubados ou furtados em cinco meses no Espírito Santo.

O projeto foi instaurado em julho de 2024, e até dezembro do mesmo ano, foram expedidos 1.290 mandados de intimação, além de 431 procedimentos policiais. Com isso, os celulares foram recuperados.

LEIA TAMBÉM:

>> Briga de casal termina com homem esfaqueado no braço na Serra

>> Banhistas sofrem arrastão na Praia de Itaparica; vítimas foram agredidas

>> Homem é baleado em posto um dia após demissão em Cariacica

Celular roubado ou furtado: projeto já teve sete fases

Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (3), pela Superintendência de Polícia Regional Metropolitana e da Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas.

Segundo os dados, desde o lançamento, em julho do ano passado, foram realizadas sete fases do projeto. Dos 386 celulares recuperados, 260 foram devolvidos aos donos.

Como funciona o Projeto Recupera

A Polícia Civil explica que o Projeto Recupera utiliza tecnologia de rastreamento e identificação e trabalha em parceria com operadoras de telefonia para localizar os celulares furtados ou roubados.

Além disso, também é utilizado um sistema de intimações para agilizar os atendimentos às vítimas.

As vítimas recebem mensagens pelo número oficial do projeto no Whatsapp: (27) 99849-4228, as informações sobre a unidade policial, data e horário para comparecimento e devolução do aparelho.

De acordo com a Polícia Civil, antes do lançamento oficial no Estado, uma equipe foi ao Piauí entre os dias 12 e 15 de junho de 2023.

A delegação foi recebida pelo secretário de Segurança Pública do estado e delegados locais para conhecer as práticas implementadas no Piauí.

Projeto passa por ampliação

Ainda segundo a Polícia Civil, em outubro do ano passado o projeto foi ampliado com uma sala de atendimento exclusivo, localizada no segundo pavimento da 1ª Delegacia Regional de Vitória.

A unidade centraliza o atendimento da região Metropolitana e funciona em dias agendados, conforme intimações enviadas.

Desde o início das operações, mais de 780 mensagens de intimação foram enviadas por whatsapp e a maior parte dos aparelhos foi devolvida de forma voluntária.

Vítimas precisam informar código IMEI

Para maior chance de reaver os aparelhos, é fundamental que as vítimas informem o código IMEI do celular quando registrarem o boletim de ocorrência.

Segundo os dados da Polícia Civil, entre 17 de maio de 2023 e 16 de maio de 2024, foram registrados 21.400 aparelhos furtados ou roubados no Estado, mas apenas 6.570 deles tinham o código IMEI identificado e registrado nas ocorrências.

Ainda segundo o levantamento, durante este mesmo período foram recuperados 648 celulares.