Polícia

Mais de 40 pássaros mantidos em cativeiro são apreendidos em Afonso Cláudio

Os respectivos proprietários assinaram um termo de compromisso comprometendo-se a comparecer em juízo quando vierem ao ser convocados

Foto: Cláudio Rebuli

A Polícia Militar apreendeu, neste domingo (24), 44 pássaros silvestres mantidos em cativeiro no município de Afonso Cláudio, na região serrana do Estado. Por meio de denúncia, militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) flagraram a manutenção irregular dos animais em residências e estabelecimentos comerciais do município.

Foram apreendidos 15 coleiros, cinco trinca-ferros, um tico-tico e um azulão. Em uma residência localizada no Córrego Fortaleza, foram encontradas 11 gaiolas de madeira com 12 pássaros sem anilha. Em outra casa da região, foram encontradas quatro gaiolas e quatro coleiros sem anilha.

Os militares encontraram também na porta de um estabelecimento comercial, no bairro da Grama, uma gaiola e um coleiro sem anilha. Em outra residência, no Distrito de Piracema, foram encontrados três coleiros sem anilha e um trinca-ferro sem anilha. Em outro comércio no bairro da Grama, foi encontrado um coleiro sem anilha. Os respectivos proprietários mantinham os animais em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente.

Eles assinaram um termo de compromisso comprometendo-se a comparecer em juízo quando vierem ao ser convocados. Os animais e gaiolas apreendidos foram levados para a sede do Destacamento de Polícia Militar Ambiental, de onde serão encaminhados a Sede Municipal do Meio Ambiente de Afonso Cláudio.