
Mais de 4200 armas de fogo utilizadas em crimes no Espírito Santo, foram destruídas na manhã desta quinta-feira (27). Os itens destruídos incluem, revólveres, pistolas, submetralhadoras, espingardas, rifles e armas caseiras. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), todos as armas fizeram parte de inquéritos arquivados e já não interessam mais à tramitação do processo.
Ainda de acordo com a Sesp, apenas de janeiro a maio deste ano, 1.286 armas de fogo foram apreendidas pelas forças de segurança no Espírito Santo. Uma média de 8 armas retiradas de circulação diariamente.
Em nota, a Sesp explica que essas armas foram recebidas pelo Poder Judiciário, Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal e pelas Delegacias de Polícia Civil. Ainda de acordo com a secretaria, no ato do recebimento, “as armas foram conferidas quantitativa e qualitativamente, observado um rigoroso procedimento administrativo”.
Após a destruição das armas, o material será inteiramente incinerado e transformado em um liga de metálica que poderá ser aproveitado por indústrias.
Dados sobre armas no Espírito Santo em 2019
> 80% dos homicídios no estado são cometidos com armas de fogo.
> Maio foi o mês com a maior apreensão neste ano. Totalizando 309 armas de fogo.
Arma mais apreendidas:
Revólveres (42%)
Pistolas (23%)
Espingardas (16%)
Municípios com maior quantidade de apreensões:
Cariacica (14%)
Serra (12%)
Vila Velha (8%)
> 49% das apreensões ocorreram na região metropolitana da Grande Vitória.