Com os festejos de Carnaval o número de aglomerações de pessoas cresce em diversos locais onde os foliões buscam por diversão associada ao consumo de bebidas alcoólicas. Para garantir a segurança, quase 900 policiais estarão nas ruas em todo o balneário do Espírito Santo.
A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), escalou 218 policiais da Unidade Especializada para trabalhar na Operação “Carnaval Sem Vítimas”, com início às 18h de sexta-feira (5) indo até às 6h da próxima quinta-feira (11). Serão realizadas pelo menos 58 ações de fiscalização de trânsito nas vias da Região Metropolitana da Grande Vitória, que dão acesso aos importantes balneários capixabas e aos locais conhecidos pela aglomeração de foliões.
Durante o Carnaval, a Polícia Civil também irá reforçar o atendimento em suas unidades. Neste ano, 20 delegacias funcionarão a partir desta sexta-feira (5) para atender as ocorrências em todo o Estado.
Além dos plantões das Delegacias Regionais situadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari, que contará com mais uma equipe de policiais, composta por um delegado, um escrivão e três policiais, no município de Serra será implantado um posto de atendimento ao cidadão na sede do 29º Distrito Policial (DP) de Jacaraípe, para registros de ocorrências, além de um reforço no plantão da 3ª Regional do município.
Ainda na Grande Vitória, também estarão disponíveis à população o Plantão Especial da Mulher (PEM), para atender às vítimas de violência doméstica; a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), sendo essa apenas para registros de ocorrências e consultas de veículos roubados. O atendimento também será reforçado no Departamento Médico Legal (DML), Serviço Médico Legal (SML) de Linhares e de Cachoeiro de Itapemirim.
No sul do Estado, além das quatro regionais que estarão de plantão, a Delegacia de Polícia (DP) de Piúma também vai funcionar 24 horas e atenderá as ocorrências do município e também de Iconha e Iriri. Já no Norte, a DP de Conceição da Barra, que faz parte da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), funcionará com reforço de policiais durante o feriado para atender as ocorrências do município em conjunto com as cinco delegacias regionais.
Região Sul
Os municípios de Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Alegre, Ibatiba e Muniz Freire serão atendidos pela equipe do plantão na nova unidade da 6ª Delegacia Regional de Alegre. Já o plantão 7ª Regional de Cachoeiro de Itapemirim atenderá as ocorrências dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Castelo, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.
As ocorrências dos municípios de Marataízes, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Iconha serão atendidas pelo plantão da 9ª Regional de Itapemirim. Já as ocorrências dos municípios de Alfredo Chaves e Anchieta que são atendidas pela 10ª Regional de Anchieta serão encaminhadas para o plantão da 5ª Regional de Guarapari.
A 8ª Regional de Ibatiba não funcionará, mas as ocorrências dos municípios de Brejetuba, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Iúna serão atendidas pela 11ª Venda Nova do Imigrante, assim como a população dos municípios de Afonso Cláudio, Conceição de Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.
Região Norte
O plantão da 12ª Regional de Santa Teresa, que atende os municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, não funcionará durante o feriado. As ocorrências serão atendidas pelo plantão da 13ª Regional de Aracruz, que também atende os municípios de Fundão, Ibiraçu e João Neiva.
A equipe do plantão da 14ª Regional de Barra de São Francisco atenderá os municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Ecoporanga, Mantenópolis, e, ainda, São Gabriel da Palha, Vila Valério e Vila Pavão. As ocorrências da população das cidades de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, Itaguaçu, Itarana e São Roque do Canaã serão atendidas pelo plantão da 15ª Regional de Colatina.
Já as ocorrências dos municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal serão atendidos pela equipe do plantão da 16ª Regional de Linhares. As ocorrências dos municípios de Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Pinheiros e Ponto Belo atendidas pela 17ª Regional de Nova Venécia serão encaminhadas para a 18ª Regional de São Mateus, que também atende à população de Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário.
Delegacia Online
É um serviço disponível ao cidadão que foi vítima de furto, roubo ou perda de documentos, telefone celular e outros objetos, e ainda furto e roubo de veículos e que deseja registrar o boletim de ocorrência sem sair de casa.
As ocorrências podem ser feitas pela internet por meio do endereço: http://delegaciaonline.sesp.es.gov.br
Corpo de Bombeiros
Com a proximidade do feriado, o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo dá dicas de segurança para quem for viajar rumo às praias, lagoas, rios, cachoeiras e montanhas. As orientações dão do major Carlos Wagner Borges para evitar afogamentos e incêndios. Além disso, os bombeiros pedem atenção redobrada em praias, principalmente com as crianças, que devem estar sempre sob a vigilância de um adulto, e o cuidado quanto à ingestão de bebidas alcoólicas.
Cuidados ao acampar:
– Não utilizar qualquer tipo de energia elétrica no interior da barraca. A iluminação deve ser feita por lanternas;
– A rede de iluminação externa na área do acampamento (com lâmpada) deve estar bem vedada com fita isolante;
– Os fogareiros e fogões devem ser separados da área da barraca e longe do alcance das crianças. Devem estar em área segura;
– Não utilizar álcool para acender fogo e sim material sólido;
– Cuidado ao fazer fogueiras: devem ser feitas em um local seguro, afastado da área do acampamento e ser monitorada por um adulto.
– Manter os materiais cortantes longe do alcance das crianças, se possível mantê-los no carro, quando não estiverem em uso.
Cuidados com Afogamentos
O Corpo de Bombeiros recomenda atenção redobrada em praias, principalmente quanto à ingestão de bebidas alcoólicas. A ingestão de álcool leva à perda da noção de perigo e desrespeito às normas de segurança. É preciso tomar cuidado também com as crianças, que devem estar sempre sob a vigilância de um adulto, pois são as vítimas mais comuns de afogamento.
Já entre jovens e adultos, os afogamentos geralmente acontecem devido à ingestão de remédios ou bebidas alcoólicas antes de nadar. Há também ocorrências como traumas (bater a cabeça em algo maciço por ter saltado de alguma elevação para dentro d’água), acidentes com embarcações, ações de animais marinhos, desconhecimento do local de mergulho, excesso de confiança e exaustão de nadadores.
Dicas para prevenir acidentes em água:
• Evitar nadar sozinho;
• Não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água;
• Não mergulhar após lanches e refeições;
• Não se afastar da margem;
• Não saltar de locais elevados para dentro da água;
• Não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
.Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, boias, isopor, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas, ao invés da ação corpo a corpo;
• Não deixar crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável;
• Identifique nas proximidades a existência do guarda-vidas e permaneça próximo a ele;
• Olhar a sinalização do local, pois a mesma indicará se ele é próprio para banho ou não;
• Evite brincadeiras de mau gosto, como os conhecidos “caldos”;
• Evite navegar com carga em excesso;
• Tome cuidado ao caminhar sobre as superfícies rochosas, pois podem estar escorregadias, o que levaria a quedas e cortes;
• Somente conduza embarcações se for habilitado e permaneça longe dos banhistas;
• Instrua a criança sobre o perigo existente ao entrar em águas mais profundas ou ficar só;
• Evite brincadeiras fingindo que está se afogando, pois além de perturbar a paz pública, havendo um afogamento verdadeiro as pessoas podem não dar importância, pensado se tratar de outra brincadeira de mau gosto;
• Em caso de problemas, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, para que o mesmo oriente e auxilie a vítima.