Outra arma que pertencia a um menor de 17 anos, que comandava uma quadrilha especializada em venda de revólveres na região de Jacaraípe, foi encontrada pela polícia. Essa é a quinta arma encontrada em Bairro das Laranjeiras, na Serra, em uma semana. O revólver de calibre 38 estava escondido na casa de Edmundo Gonçalves Torquato. Ele é apontado pela polícia como o gerente da quadrilha, que era comandada por um adolescente.
“É tudo muito organizado. Quando cai um já vem outro e assume o posto. Mas a Polícia Militar está ali na área e estamos batendo firme, tanto é que em uma semana apreendemos cinco armas de fogo do mesmo grupo, da mesma quadrilha, na mesma região”, explicou o soldado Abranches, da Polícia Militar.
O jovem de 18 anos, além de ter participação no esquema, é foragido da Justiça. Em 2014, quando ainda era menor, fugiu da Unidade de Internação Provisória (Unip), pulando um dos muros. Também na noite de terça-feira (7) a polícia chegou até Silvia Garcia Ribeiro. A mulher, de 39 anos, é suspeita de comercializar drogas a mando de Edmundo. Na casa onde estava Silvia a polícia encontrou pedras de crack.
De acordo com a polícia, a mulher atuava na quadrilha para sustentar o vício em drogas. Celulares que pertenciam a esses suspeitos também foram apreendidos. Nos aparelhos a polícia encontrou vídeos onde os integrantes exibiam armas.
“Alguns bandidos fazem questão de mostrar isso em vídeo. E quando isso cai na nossa mão, tentamos usar isso em nosso benefício. Eles ostentam arma de fogo e armas que até já foram apreendidas”, contou.
A polícia chegou até esses suspeitos após várias apreensões e prisões de envolvidos no esquema de venda de armas na região de Bairro das Laranjeiras. A dupla não resistiu à prisão e confessou a participação no crime, mas durante a abordagem os policiais foram surpreendidos por uma tentativa de suborno. “Eles jogaram indiretamente que seria fácil disponibilizar uma quantia de R$ 10 mil para a gente ‘sair fora’ e ‘acalmar’, ficar mais tranquilo”, disse o soldado.
Segundo a polícia, a quadrilha era comandada por um menor detido na semana passada. O jovem havia trocado a arma por uma moto. Aos 17 anos, o garoto já acumula 13 passagens pela polícia. As autuações vão desde tráfico de drogas até homicídio. O menor, desde então, permanece internado no Instituto Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases).
No início da noite da última segunda-feira (6) mais uma arma que pertencia ao adolescente foi apreendida pelos policiais da Segunda Companhia do Sexto Batalhão da PM. O revólver magnum 44, uma arma rara e de uso restrito, foi encontrado escondido dentro de uma casa. Duas pessoas foram detidas. Um dos suspeitos é irmão do menor. O rapaz, segundo a polícia, não possui participação na quadrilha e foi liberado, já o outro suspeito foi autuado por porte ilegal de arma e encaminhado para o presídio de Viana.