Dois acusados de matar um jovem atropelado, em um posto de combustível, em Vila Velha, em agosto de 2008, foram condenados à prisão. A condenação de Gabriela Bernardino dos Santos e Maurício Joviniano Brotto Soneghet foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na última quarta-feira (10).
Segundo a polícia, Gabriela atropelou Rodrigo Lopes, de 20 anos, que estava com um amigo encostado em um carro, em frente à loja de conveniência.
Em julho deste ano, os dois foram submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri de Vila Velha e condenados por homicídio. Gabriela foi condenada a oito anos e seis meses de reclusão em regime inicialmente fechado, enquanto Maurício recebeu a condenação de seis anos de reclusão em regime inicialmente semiaberto.
Segundo os autos, era Gabriela quem estava na direção do veículo no momento do acidente, enquanto Maurício, proprietário do carro, estava no carona. O relator da Apelação Criminal, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, entendeu que a decisão do Tribunal do Júri não deve ser anulada, destacando que os dois assumiram o risco.
“Maurício confiou a chave do veículo à Gabriela, mesmo sabendo que ela havia ingerido bebida alcoólica e que não possuía habilitação para dirigir. O réu ainda auxiliou a condutora a colocar o veículo em funcionamento, que, com a ré engatada, matou o estudante”, afirmou em seu voto.
Entenda o caso
Segundo a polícia, a estudante de gastronomia Gabriela Bernardino dos Santos atropelou, no dia 30 de agosto de 2008, o universitário, que estava com um amigo encostado em um carro, em frente à loja de conveniência de um posto de combustíveis em Itaparica, Vila Velha.
Segundo testemunhas, Gabriela estaria bebendo cerveja com amigos no local, não sabia dirigir, mas mesmo assim teria entrado em um carro e realizado uma manobra brusca, conhecida como “cavalo de pau”. Rodrigo Lopes foi atropelado e morreu na hora. O dono do carro, o contador Maurício Joviano Sonegueti, também foi levado a julgamento.
O julgamento começou no dia 3 de julho deste ano, no Fórum da Prainha, em Vila Velha.