O Espírito Santo está incluído na rota do tráfico internacional de drogas, como apontam as investigações da Polícia Federal. Sobre o assunto, é fato que o Brasil vem servindo como entreposto para a maconha, produzida no Paraguai, e a cocaína, que vem do Peru e da Bolívia, antes de seguirem para o seu principal mercado, a Europa.
As drogas chegam ao país principalmente por meio do transporte aéreo, mas é pelo mar que os entorpecentes são levados para outros países. Segundo a PF, o crime recruta profissionais de várias áreas e tem se estruturado nas regiões que estão no caminho percorrido pelo tráfico, como é o caso do Estado.
Por aqui, foram presos três homens, em funções estratégicas voltadas para o crime. Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal prendeu um piloto de helicóptero, de 37 anos, em Vila Velha, ele é apontado como o responsável por transportar drogas do Brasil para outros países.
No dia anterior (10), o mergulhador Lucas Vieira Donati, também de 37 anos e morador de Vitória, foi preso em São Paulo. Lucas é suspeito de armazenar e retirar drogas em navios de embarcações em portos do Brasil e do exterior.
Mais para o início do mês, no dia 4 de maio, outra prisão foi realizada em Vila Velha. Um homem de 37 anos, que não teve o nome divulgado, foi detido. Ele é investigado por atuar como contador de traficantes do Paraná.
Estes homens, profissionais, desempenhavam funções-chave nas organizações criminosas que atuam no tráfico internacional de drogas dentro e fora do Estado.
Nas três operações, a polícia apreendeu três toneladas de drogas, celulares e cerca de R$ 30 milhões em bens dos investigados.
* Com informações do repórter Rodrigo Schereder para a TV Vitória | RecordTV